postado em 23/02/2011 13:16
Rio de Janeiro - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, informou nesta quarta-feira (23/2) que irá se encontrar na próxima semana com representantes de bancos privados. A finalidade é analisar a incorporação, desde o fim do ano passado, do setor nos financiamentos de longo prazo.;Vamos fazer na próxima semana uma reunião de avaliação para saber como está. Agora, a nossa expectativa é que isso funcione mesmo, porque se nós deixarmos tudo como está, o BNDES neste ano teria que aumentar de novo o desembolso. Queremos racionalizar e o mercado vai ter que comparecer;, disse, após participar de um seminário sobre arranjos produtivos locais, na sede no banco.
Coutinho também ressaltou que os lucros registrados pelo setor bancário nos últimos anos podem ser um estímulo à participação nas operações de longo prazo. Segundo ele, com o bom desempenho que vêm apresentando, os bancos privados não precisam ser tão cautelosos.
;O banco que tem lucro, tem mais capital, pode aumentar mais sua margem de crédito. Espero que isso aumente a propensão dos bancos de correr mais risco com prazos mais longos. Se eles estivessem muito mal, seriam mais cautelosos. Como não estão mal, espero que isso ajude o financiamento de longo prazo;, acrescentou.