postado em 23/02/2011 13:44
Rio de Janeiro - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse nesta quarta-feira (23/2) que tem visto com preocupação a instabilidade política em países do Oriente Médio e do Norte da África, que têm sido palco de protestos de oposicionistas. Coutinho, no entanto, afirmou que as oscilações nos preços do petróleo são ;repiques que serão superados;.;Acho que está havendo algumas implicações sobre os preços de commodities, mas são de curto prazo. A oferta de petróleo é muito sensível, na margem, a essas oscilações de curto prazo, mas acho que esses assuntos irão se resolver, e [ela] vai se regularizar. São repiques que serão superados;, acredita.
;Que atrapalha, atrapalha, mas acho que vai refluir [retroceder]. A não ser que a coisa chegue a países produtores mais pesados, mas não vejo essa possibilidade;, acrescentou, em entrevista depois de participar de um seminário sobre arranjos produtivos locais, na sede no banco.
Somente na última segunda-feira (21), o valor da commodity teve aumento de 2% em Nova York e Londres. Além disso, há o temor de que os confrontos na Líbia, que é o oitavo maior produtor de petróleo entre as nações que integram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), afete a produção na região.