Economia

Sedã 408 chega em março para substituir os modelos 307 e 407

Espaçoso e bem equipado, é oferecido em três versões, a preços entre R$ 59.900 e R$ 79.900

postado em 24/02/2011 07:00

Atrás, lanternas horizontais e porta-malas para 526 litrosO segmento dos sedãs médios-compactos representou 6,6% do mercado total de veículos comercializados no Brasil em 2010, algo em torno de 176 mil unidades, segundo dados do relatório da Fenabrave. Essa participação foi menor em relação a 2009, que por sua vez também perdeu na comparação com 2008. A queda sucessiva nas vendas deve-se à falta de novidades no segmento nos últimos anos ; a maioria dos modelos sofreu apenas retoques de estilo. Para 2011, entretanto, as montadoras prometem agitar o setor, como mostrou o Salão do Automóvel de São Paulo.

E a Renault abriu o calendário com o Fluence, que chega às concessionárias na próxima semana. Para brigar diretamente com ele, a Peugeot ; marca também francesa ; apresenta o 408, modelo que desembarca na segunda quinzena de março, nas versões Allure, Feline e Griffe, com opção de câmbio manual ou automático e preços que variam de R$ 59.900 a
R$ 79.900. E a expectativa é de que o segmento receba ainda outros lançamentos de peso, como Chevrolet Cruze e as novas gerações do Hyundai Elantra, do Honda Civic e do VW Jetta, entre outros.

Os destaques do novo sedã da Peugeot ; que substitui o 307 e o 407 ; vão para a tecnologia embarcada, para o espaço interno e para a capacidade do porta-malas, de 526 litros. As linhas seguem as características de estilo dos primos 207 (perua, hatch e sedã), do crossover 3008 e do esportivo RCZ. Em detalhe, o novo logotipo do Leão, com a larga grade, as barras horizontais e os faróis alongados.

As laterais são limpas, sem frisos, mas com vincos que seguem até as lanternas. As rodas de liga têm desenhos esportivos. Na traseira alta, destacam-se as lanternas, que invadem o porta-malas e a lateral do carro, e o símbolo da Peugeot na tampa.

Por dentro, o bom acabamento mistura a cor preta com detalhes cromados ; o couro pode entrar na cabine, dependendo da versão. Chamam a atenção as três saídas de ar no painel central, os instrumentos de fundo branco e a tela central retrátil, de sete polegadas, que traz imagens dos sistemas de navegação e de auxílio para manobras em marcha a ré.

Para os ocupantes, um espaço que não deixa nada a dever aos sedãs de grande porte, com uma distância entre-eixos de 2,71m. O 408 tem 4,69m de comprimento, 1,81m de largura e 1,51m de altura.

O motor é o mesmo da linha 2.0 (151/143cv a 6 mil rpm e 22/20kgfm de torque a 4 mil rpm). Na metade do ano, chega a versão que equipa o crossover 3008 ; 1.6 turbo de 165cv, com câmbio sequencial de seis velocidades.

De série, a versão de entrada vem com airbag duplo, freios ABS com auxílio à frenagem de emergência, faróis de neblina, direção hidráulica, ar-condicionado, para-brisa acústico, limitador de velocidade, regulagem de altura e profundidade para volante, trio elétrico, rádio CD com Bluetooth e viva-voz, rodas de liga aro 16.


A Feline automática traz mais quatro airbags, bancos de couro, teto solar, acendimento automático dos faróis, retrovisor rebatível, rodas 17;, sensor de estacionamento, ar-condicionado com duas zonas de temperatura, pedaleira em alumínio. Já a top Griffe soma ainda faróis de xenon direcionais, GPS, sensor dianteiro de estacionamento e banco do motorista com ajuste elétrico.

Lista de equipamentos

408 Allure
(câmbios manual e automático)
Dois airbags frontais (condutor e passageiro), freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU e REF; faróis de neblina dianteiros; travamento automático das portas; direção hidráulica; ar-condicionado; para-brisa acústico; regulador limitador de velocidade (versão com transmissão automática); regulagem do volante em altura e profundidade; apoios de braço dianteiros integrados ao assento, apoios de cabeça dianteiros com inclinação regulável; bancos traseiros rebatíveis com apoio de braço central e porta-objetos; vidros elétricos com função um toque e antiesmagamento nas quatro portas; retrovisores elétricos;
rádio-CD RD4 acoplado ao USB
Box com as funções Bluetooth e viva-voz; seis alto-falantes e comando de áudio no volante; tela multifunções com computador de bordo; chaves com abertura à distância das portas e tampa do porta-malas; rodas 16 polegadas em liga leve; grade frontal com frisos cromados; detalhes cromados nos para-choques dianteiro e traseiro; retrovisores e maçanetas de portas na cor da carroceria; painel de instrumentos soft (slush); volante de couro.

408 Feline
(câmbio automático)
Dois airbags laterais (proteção do tórax) e dois do tipo cortina à frente e atrás (cabeça); controle de trajetória (ESP) reunindo ainda as funções ASR e CDS, alarme, bancos de couro, teto solar elétrico, acendimento automático dos faróis, limpador do para-brisa automático iluminação de boas-vindas externa follow me home automático, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisor externo rebatível, roda 17 polegadas em liga leve, ajuda ao estacionamento traseiro, ar-condicionado automático bi-zone difusão de ar para os assentos traseiros, frisos cromados na base das janelas, volante de couro esportivo, mostradores com fundo branco, soleiras de portas de alumínio, pedaleira de alumínio.

408 Griffe
(câmbio automático)
Faróis bi-xenon direcionais, navegação RNEG com tela
rebatível (WIP Nav), ajuda ao estacionamento dianteiro, assento do condutor com ajuste elétrico.

Ficha técnica e lista de equipamentos de série

408 Allure (câmbios manual e automático)

Dois airbags frontais (condutor e passageiro), freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU e REF; faróis de neblina dianteiros; travamento automático das portas; direção hidráulica; ar-condicionado; para-brisa acústico; regulador %2b limitador de velocidade (versão com transmissão automática); regulagem do volante em altura e profundidade; apoios de braço dianteiros integrados ao assento, apoios de cabeça dianteiros com inclinação regulável; bancos traseiros rebatíveis com apoio de braço central e porta-objetos; vidros elétricos com função um toque e antiesmagamento nas quatro portas; retrovisores elétricos; rádio-CD RD4 acoplado ao USB Box com as funções Bluetooth e viva-voz; seis alto-falantes e comando de áudio no volante; tela multifunções com computador de bordo; chaves com abertura à distância das portas e tampa do porta-malas; rodas 16 polegadas em liga leve; grade frontal com frisos cromados; detalhes cromados nos para-choques dianteiro e traseiro; retrovisores e maçanetas de portas na cor da carroceria; painel de instrumentos soft (slush); volante de couro.

408 Feline (câmbio automático)

Dois airbags laterais (proteção do tórax) e dois do tipo cortina à frente e atrás (cabeça); controle de trajetória (ESP) reunindo ainda as funções ASR e CDS, alarme, bancos de couro, teto solar elétrico, acendimento automático dos faróis, limpador do para-brisa automático %2b iluminação de boas-vindas externa %2b follow me home automático, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisor externo rebatível, roda 17 polegadas em liga leve, ajuda ao estacionamento traseiro, ar-condicionado automático bi-zone %2b difusão de ar para os assentos traseiros, frisos cromados na base das janelas, volante de couro esportivo, mostradores com fundo branco, soleiras de portas de alumínio, pedaleira de alumínio.

408 Griffe (câmbio automático)

Faróis bi-xenon direcionais, navegação RNEG com tela rebatível (WIP Nav), ajuda ao estacionamento dianteiro, assento do condutor com ajuste elétrico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação