Economia

Medidas prudenciais equivalem a aumento de 0,75 ponto percentual na Selic

postado em 24/02/2011 10:05
Brasília - Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) consideram que é necessário elevar a taxa básica de juros, a Selic, em 0,75 ponto percentual (mediana das expectativas) para ter impacto sobre a inflação equivalente às medidas macroprudenciais, anunciadas no final de 2010. A informação consta da Pesquisa sobre Política Monetária, divulgada nesta quarta-feira (24/2) pelo BC.

Na pesquisa, foi considerado um único aumento da taxa, válido por quatro trimestres.

No dia 3 de dezembro do ano passado, o Banco Central anunciou medidas para reduzir a liquidez no mercado financeiro e inibir o surgimento de trajetórias de crescimento do crédito não sustentáveis.

Também foi anunciado o aumento de alíquotas de depósitos compulsórios, recursos que os bancos são obrigados a deixar no BC, e assim não podem usar o dinheiro para emprestar aos clientes.

Os analistas também foram consultados sobre a projeção para o superávit primário, receitas menos despesas excluído o pagamento de juros da dívida. Para este ano, a estimativa é de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todas as riquezas produzidas no país. Em 2012, os analistas esperam que o superávit primário fique em 2,9% do PIB.

Para o aumento dos preços nas commodities (produtos primários, com cotação internacional), os analistas consultados estimam crescimento mediano de 15%, neste ano. A estimativa para o crescimento potencial da economia brasileira é de 4,5%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação