Agência France-Presse
postado em 25/02/2011 11:30
MADRI - A gigante espanhola das telecomunicações Telefónica registrou um aumento de 30,8% do lucro líquido em 2010, a 10,17 bilhões de euros (13,9 bilhões de dólares), fortalecido graças ao aumento de sua participação na operadora brasileira Vivo.O faturamento também registrou alta, de 7,1%, a 60,7 bilhões de euros (83 bilhões de dólares), enquanto o resultado operacional do grupo antes da amortização (Oibda) aumentou 14%, a 25,78 bilhões de euros (US$ 35,3 bilhões).
A empresa explicou em um comunicado que o balanço anual se beneficiou de impactos líquidos não recorrentes que totalizaram 2,164 bilhões de euros, em especial a valorização da participação na Vivo.
Em 2009, os lucros da Telefónica aumentaram bem menos, 2,4%, em um cenário econômico mundial e com a América Latina como motor de crescimento do grupo, como nos anos anteriores.
A empresa atribui o aumento dos rendimentos à "sólida evolução desta partida na América Latina (%2b13,3%)", e também na Europa (%2b12,7%), entre outras coisas.
"O forte crescimento registrados pela Telefónica América Latina e pela Telefónica Europa impulsionam a solidez da Telefónica, apesar da desfavorável evolução do negócio na Espanha", explicou a companhia.
A Telefónica destacou "a crescente contribuição da América Latina aos resultados do grupo, apoiada num comportamento positivo das operações e na maior exposição ao Brasil" depois da compra da participação da Portugal Telecom na brasileira Vivo em setembro.
A Telefónica comprou da Portugal Telecom (PT) sua participação na operadora Vivo por 7,5 bilhões de euros (9,75 bilhões de dólares). Até então, a Telefónica possuía 50% da Brasilcel (o holding que controla 60% da Vivo) e Portugal Telecom os outros 50%.
O aumento dos lucros deste ano se deve principalmente ao "impacto positivo derivado da revalorização da participação pré-existente na Vivo a seu valor razoável na data da aquisição", explicou o grupo.
A América Latina supõe 37% das rendas totais do grupo e acompanha a Europa com 31%, segundo a Telefónica, que insistiu na diversificação como uma das razões de seus bons resultados.
A empresa também continuou somando clientes no ano passado e aumentou o número de acessos 7,2% interanual, e por isso alcançam 287,6 milhões em todo o mundo. Principalmente cresceram na América Latina, 9%, frente aos 6,2% na Europa.
Os acessos móveis atingiram os 220,2 milhões (%2b8,9%).