Enviada Especial
postado em 26/02/2011 08:00
Bogotá, Colômbia ; A Colômbia está empenhando todos os esforços para se livrar dos estigmas deixados pela guerrilha e pelo narcotráfico e se tornar um destino obrigatório do turismo na América Latina. O trabalho de reconstrução da imagem vem gerando resultados. Segundo cálculos da agência Proexport Colômbia, de janeiro a setembro de 2010, o país recebeu US$ 6,5 bilhões em investimentos estrangeiros diretos, 3,2% a mais que no mesmo período de 2009. Esse crescimento é reflexo da melhoria da infraestrutura para atrair o promissor filão do turismo de negócios.No ano passado, 1,4 milhão de estrangeiros visitaram a Colômbia, 8,6% a mais que em 2009. A maioria veio dos Estados Unidos, Venezuela, Argentina e Espanha. Cerca de 60 mil brasileiros também escolheram o vizinho como destino. Segundo dados do Convention & Visitors Bureau de Bogotá, o turismo corporativo corresponde a 80% do total de visitantes da capital. ;É mais fácil atrair eventos do que viagens de turismo, por conta da imagem deixada pela falta de segurança. Mas o governo luta para mudar essa realidade;, afirmou a diretora executiva do órgão, Alexandra Torres Asch.
Bogotá oferece 23 mil poltronas por dia nos centros de convenções. ;Até 2014, queremos receber 4 milhões de turistas por ano. Vamos estimular o investimento estrangeiro, que se reflete em emprego, renda e prosperidade para o nosso país;, destacou o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, na 30; Vitrine Turística da Associação Colombiana de Agências de Viagens e Turismo (Anato), que reúne 700 expositores de 30 países até hoje, em Corferias.
Para isso, a atração do capital privado tem sido fundamental: é prevista a chegada à cidade das redes hoteleiras Hilton, Holiday Inn, Hyatt e Diplomat. A Mariott tem duas unidades na capital e planeja abrir mais duas, em Medellín e Cartagena.
A repórter viajou a convite da Proexport Colômbia
Na mira
Nação latino-americana recebeu quase
1,5 milhão de visitantes em 2010