Economia

Receita Federal libera programa para a declaração do IRPF 2011

postado em 01/03/2011 09:27
A Receita Federal liberou o programa para declaração do Imposto de Renda 2011 (ano-base 2010). O prazo para entrega sem multa é até 29 de abril. Não haverá prorrogação.

Há diferentes versões dos programas conforme o sistema operacional de seu computador (Windows, Mac, Linux).

No momento, em função do grande número de contribuintes tentando baixar o programa, o site da Receita está instável. A página inicial já abre com as opções para download dos programas, mas está difícil conseguir baixá-los. Em seguidas tentativas, aparece a informação de "servidor não encontrado;".

Para fazer a declaração pela internet, é preciso baixar, além do programa gerador da declaração, o Receitanet, arquivo responsável pela transmissão do documento para a Receita. Após baixar os dois arquivos, o contribuinte poderá enviar a documento preenchido para a Receita Federal.

Neste ano serão aceitas declarações entregues somente pela internet ou por disquete (nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal). Os formulários de papel foram extintos. Segundo estimativas da Receita, 24 milhões de declarações devem ser entregues.

É obrigado a declarar quem recebeu durante o ano de 2010 rendimentos brutos tributáveis superiores a R$ 22.487,25 ou rendimentos não-tributáveis acima de R$ 40 mil, entre outros requisitos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação