Jornal Correio Braziliense

Economia

Prioridade é com a estabilidade econômica, diz Sarney

Brasília - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), minimizou nesta terça-feira (1;/3) o corte de R$ 18 bilhões feitos pelo governo federal nas emendas parlamentares. Senadores da oposição fizeram duras críticas à iniciativa do Executivo de contingenciar esses recursos. Para Sarney, o legislativo não poderia deixar de dar sua contribuição na iniciativa da equipe econômica de conter os gastos públicos.

;Nossa prioridade é com a estabilidade econômica para garantir o crescimento e segurar a inflação. A volta da inflação é [para a população um sacrifício] muito maior do que esse pequeno sacrifício;, completou José Sarney

Para o parlamentar não há insatisfação dos senadores, ;mas um certo desconforto; com a atitude do governo. Sarney reafirmou que os cortes são necessários porque a prioridade é manter a estabilidade econômica e, assim, cabe aos congressistas dar sua cota de sacrifício.

O presidente do Senado negou, ainda, que o programa Minha Casa, Minha Vida tenha sofrido qualquer corte. O Executivo deixará de investir no programa R$ 5,1 bilhões. ;Não é um corte nos programas sociais existentes, o que não seria admitido;, afirmou. Ele acrescentou que, como a matéria ainda não foi aprovada pelo Congresso, o governo apenas deixará de investir esses recursos previstos no Orçamento de 2011.