Economia

Serviços ligados ao carnaval sobem acima da inflação, aponta FGV

postado em 02/03/2011 17:16
Rio de Janeiro - Os produtos ligados diretamente ao carnaval, como chope e cerveja apresentam a maior inflação no período, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV). Os itens subiram 11,21% e 11,41%, respectivamente, no carnaval de 2011 em comparação à festa do ano passado.

;Comprando no supermercado ou no bar, a cerveja já subiu quase o dobro da inflação no período. E é um dos principais artigos de qualquer folião;, afirmou nesta quarta-feira(2/3) à Agência Brasil o pesquisador do Ibre, André Braz.

A pesquisa mostra que nos últimos 12 meses compreendidos entre março de 2010 e fevereiro de 2011, a inflação do carnaval atingiu 6,29%, superando a média do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que acumula alta de 6,02%. A pesquisa considerou o período de 12 meses para fugir do efeito sazonal. ;É o que o consumidor está pagando mais caro;, disse.

Outros itens que fazem parte do consumo nos dias da festa carnavalesca para um lanche rápido, como refrigerantes fora de casa e sanduíches, também apresentam aumento de preço acima da inflação. Eles subiram 7,06% e 8,12%, de acordo com a pesquisa da FGV. Do mesmo modo, o cafezinho foi majorado em 9,15%.

Serviços como estacionamento e garagem (16,35%) e hotel (10,98%) mostram crescimento acima da inflação. André Braz disse que ;os serviços foram os grandes vilões do carnaval;. O destaque é a alimentação fora de casa.

;Até quem entrou na academia de ginástica para ficar em forma está pagando acima da inflação média. Tudo que ficou acima da inflação média aqui teve aumento real e é percebido no bolso de quem vai efetuar essas despesas no carnaval;, disse o economista da FGV.

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