Economia

Auditores dão informações desencontradas sobre declaração de INSS

postado em 04/03/2011 07:00
Os autônomos enfrentam sérias dificuldades na hora de declarar o Imposto de Renda. O professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB) Aderbal de Oliveira continuou a pagar a contribuição previdenciária depois de ter parado de trabalhar. Já faz cinco anos que ele cai na malha fina sem saber o motivo. ;O programa não tem a opção para pessoas autônomas. Sempre sigo as orientações da Receita. Ligo para tirar dúvidas, mas não tem jeito. Eles não sabem me explicar como declarar;, desabafou.

O Correio entrou em contato três vezes com o serviço de tira-dúvidas da Receita Federal pelo telefone 146. Em nenhuma das conversas, os atendentes souberam responder ao certo como um autônomo declara a contribuição previdenciária. Cansado das consultas telefônicas, Oliveira foi à agência da Receita ontem de manhã. Nem lá, ele encontrou solução para o problema.

O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, reconheceu a dificuldade de tirar dúvidas por telefone. ;Eu precisaria pegar a declaração do contribuinte para ver o que realmente está acontecendo;, disse. Segundo a dúvida 311 do Perguntão do site da Receita, a contribuição descontada de rendimentos isentos na de autônomo pode ser deduzida. ;Sigo a orientação do Fisco, mas todo ano me pedem para comprovar os pagamentos;, reiterou o professor. Até as 17 horas de ontem, foram entregues 417 mil declarações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação