Economia

São Paulo registra a maior inflação em fevereiro

postado em 04/03/2011 11:37
Rio de Janeiro - A região metropolitana de São Paulo foi a área que registrou maior inflação em fevereiro deste ano, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Paulo teve uma inflação de 1,00%, acima da média nacional de 0,80%.

Outras regiões que tiveram inflação acima da média foram Recife (0,92%), Porto Alegre (0,83%) e Brasília (0,82%). Com taxas abaixo da média ficaram Curitiba (0,78%), Goiânia (0,74%), Belo Horizonte (0,71%), Rio de Janeiro (0,69%), Salvador (0,69%), Belém (0,46%) e Fortaleza (0,22%).

O IPCA de fevereiro registrou uma taxa inferior à de janeiro, que foi 0,83%. O índice chega a 1,64% no ano e a 6,01% no acumulado dos 12 meses. A principal influência para a inflação de fevereiro veio do grupo de despesa educação, com taxa de 5,81%.

Segundo a coordenadora de Índices de Preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos, o aumento da inflação do segmento de educação é explicado, em grande parte, pelo reajuste de 6,41% nas mensalidades escolares, bem acima do IPCA de 2010, que chegou a 5,91%.

;Neste ano de 2011, o resultado do item educação ficou bem acima do índice geral do IPCA, o que significa que não é só a inflação que está sendo repassada às mensalidades. Outros custos estão sendo repassados, tendo em vista que a demanda está propiciando que se repassem custos que, talvez, em outros momentos, não poderiam ser repassados. Com a renda do brasileiro crescendo e a demanda em alta, é a oportunidade de um ganho maior [para as escolas];, disse Eulina.

Já os alimentos, que foram o grande vilão da inflação nos últimos meses, em fevereiro tiveram uma inflação de apenas 0,23%, influindo pouco no resultado final do IPCA. Em janeiro, a inflação dos alimentos foi de 1,16%. A redução no ritmo de crescimento dos preços nesse grupo de despesa foi puxada pela queda nos preços de itens como o feijão, o frango e a carne.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação