Economia

Grã-Bretanha confisca £ 100 milhões em navio que seguia para Líbia

Agência France-Presse
postado em 04/03/2011 11:38
LONDRES A Grã-Bretanha interceptou um navio que transportava o equivalente de 100 milhões de libras (163 bilhões de dólares) em dinares líbios destinados ao país do norte da África e escoltou a embarcação até um de seus portos, informou o ministério do Interior.

"Um barco que seguia para a Líbia retornou ao Reino Unido na manhã de quarta-feira. O barco foi escoltado até o porto de Harwich (sudeste da Inglaterra) pela guarda costeira de fronteira", declarou um porta-voz do ministério.

"Vários contêineres foram retirados do navio e entregues à agência de fronteira do Reino Unido", completou.

"O cargueiro continha uma quantidade significativa de dinheiro líbio, sujeito a sanções da ONU".

Questionado pela AFP sobre a quantia, confirmou que era o equivalente a 100 milhões de libras, já antecipado por alguns meios de comunicação.

Outras informações da imprensa dão a entender que as autoridades britânicas seguiram o navio até a Grã-Bretanha, depois que tentou sem êxito entrar no aeroporto de Trípoli durante o fim de semana.

O Conselho de Segurança da ONU impôs no sábado uma série de sanções à Líbia, incluindo um embargo sobre armas, a proibição de viajar e o congelamento dos bens de Muamar Kadhafi e outros parentes envolvidos na sangrenta repressão, assim como uma investigação por crimes contra a humanidade.

No domingo, a Grã-Bretanha congelou os bens de Kadhafi no país, que chegam a 20 bilhões de libras (32,6 bilhões de dólares), a maioria em Londres, segundo o Daily Telegraph.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação