Economia

China estabelece meta de 8% para PIB e 4% para inflação em 2011

Agência France-Presse
postado em 04/03/2011 21:43
Pequim - A China fixou para 2011 uma meta de 8% para o crescimento do PIB e em torno de 4% para a inflação, segundo discurso que deve ser feito neste sábado pelo primeiro-ministro Wen Jiabao, que enfatiza a luta contra a inflação como uma "prioridade".

A inflação "afeta o bem-estar da população, os interesses gerais (do país) e a estabilidade social". "É, por isso, nossa prioridade em termos de controle macroeconômico manter a estabilidade dos preços em geral", segundo o discurso ao qual a AFP teve acesso.

A China também quer "continuar reformando o mecanismo de formação da taxa de câmbio do iuan", o qual seus principais interlocutores comerciais consideram desvalorizado.

O país pretende colocar em prática "uma política monetária prudente", limitando em 16% o aumento da massa monetária M2 (soma que inclui a moeda em circulação, os depósitos a prazo e as poupanças).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação