Economia

Wall Street fecha em alta graças à queda de preços do petróleo

Agência France-Presse
postado em 08/03/2011 19:33
NOVA YORK - A Bolsa de Nova York terminou em alta nesta terça-feira, anulando boa parte de suas perdas das últimas duas sessões, graças a um retrocesso dos preços do petróleo: o Dow Jones ganhou 1,03% e o Nasdaq, 0,73%.

Segundo dados definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average ganhou 124,35 pontos, a 12.214,38 pontos, enquanto o Nasdaq subiu 20,14 pontos, a 2.765,77 pontos.

O índice ampliado Standard & Poor;s 500 aumentou 0,89% (11,69 pontos), a 1.321,82 pontos. "Não houve muita conjuntura econômica, mas o fato de que os preços do petróleo se estabilizaram tranquilizou o mercado", observou Peter Cardillo, da Avalon Partners.

Em um mercado ainda volátil, os preços do petróleo caíram levemente nesta terça-feira em Nova York, onde o barril cedeu 42 centavos, a 105,02 dólares, por causa de especulações sobre um possível aumento da produção dos países exportadores para compensar a queda das vendas da Líbia. "Os preços do petróleo continuaram sendo uma força dominante na direção do mercado", disse Patrick O;Hare, da Briefing.com.

O mercado continuará preocupado "enquanto houver problemas nos países exportadores de petróleo, como a Líbia", disse Owen Fitzpatrick, do Deutsche Bank.

Os países ocidentais e muitos árabes levantaram sua voz nesta terça-feira para criar uma zona de exclusão aérea em território líbio que impeça o coronel Muamar Kadhafi de massacrar a população a partir do ar quando o regime intensifica sua ofensiva para esmagar a rebelião.

Os três índices principais da bolsa apagaram nesta terça-feira boa parte das perdas registradas na últimas duas sessões, nas quais o barril adquiriu cerca de 3,50 dólares.

A queda dos preços do petróleo nesta terça-feira foi estimulada, segundo o analista John Kilduff, da Again Capital, por "rumores que indicam que a Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) colocará mais petróleo no mercado".

O rendimento dos títulos de 10 anos do Tesouro subiu para 3,544% contra 3,497% na segunda-feira à noite e os papéis de 30 anos para 4,658% contra 4,608% na véspera.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação