José Gustavo Silva, Jorge Moraes
postado em 10/03/2011 07:00
Genebra (Suíça) ; O centro de exposições Palexpo fica ao lado do aeroporto de Genebra. O esforço para ingressar no universo dos automóveis é de apenas 15 minutos de caminhada. A cidade, que todos os anos celebra o campo neutro para a indústria automotiva da Europa, une franceses, alemães e ingleses, e também recebe asiáticos e norte-americanos. Genebra tem de tudo para todo tipo de gosto e nível de consumo. E os híbridos e os elétricos sempre estão em pauta.Até o fim do ano, a Fiat vai balançar o mercado de crossovers. A marca italiana apresentou no Salão de Genebra o mais novo componente da família, Freemont. É nítida a semelhança, em especial na dianteira, com o Dodge Journey. A própria Fiat reconhece isso, afinal, o carro é fruto da primeira parceria dos italianos com o grupo Chrysler.
O curioso é que no Brasil, o Journey é comercializado pelas revendas Mercedes-Benz e continuará à venda. Porém, o novo Freemont terá, além do apelo visual, tecnológico e de acabamento, o preço como principal motivo de sedução e combate ao seu ;inspirador;. O crossover da Fiat, que começará a ser vendido este mês na Europa, tem chegada prevista no mercado nacional na segunda quinzena de novembro, por R$ 90 mil. Além de ter um design interessante, ele chama a atenção pela qualidade no acabamento e o conforto interno.
O conceito Alfa Romeo 4C tem motor de quatro cilindros com mais de 200cv de potência. O carro vai de 0 a 100 em 5s e pode chegar a uma velocidade de 250km/h. A máquina, pode-se dizer, é uma espécie de irmã caçula do 8C Competizione e, do irmão, herdou alguns itens, além da cara esportiva. A Alfa conseguiu usar uma combinação perfeita de alumínio e fibra de carbono para obter peso bem abaixo do esperado. O seu conceito pesa apenas 850kg.
Amadurecimento
A Audi não tem nada o que reclamar de sua participação no mercado brasileiro. Pelo contrário, a montadora alemã fechou o ano de 2010 com crescimento em torno de 45% no Centro-Oeste. E na temporada 2011 lançará seis novos modelos: as novas versões do A1 (abril), do A7 (maio), do A8 (junho) e do A6 (entre julho e agosto). No segundo semestre, lançará o TT RS e o SR3. Todos esses modelos foram algumas das vedetes da marca no Salão da Suíça. Porém, a grande expectativa foi com relação ao conceito do A3 sedã. A tendência é que o novo A3 chegue entre o fim de 2012 e início de 2013. Quando chegar ao Brasil, o A3 sedã será o três volumes mais barato da categoria. ;Pela primeira vez, vamos ter um carro importado abaixo de R$ 100 mil;, comentou Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da Audi no Brasil.
Com potência de 660cv no motor 6.3 e 0 a 100km/h em 3,7s, o esportivo Ferrari FF traz câmbio de sete marchas que trabalha em harmonia com dupla embreagem. Tudo isso com direito a um porte esportivo que atraiu muitos olhares na mostra suíça, e ao porta-malas cheio. São 450 litros (800 l com os bancos traseiros rebatidos) no compartimento de bagagem.
Pela Ford, a picape Ranger só deve aparecer por aqui no próximo ano, mas já vai poder ser vista no campo europeu e também nos centros urbanos. A montadora investiu pesado na nova Ranger que vai chegar ao mercado do Velho Mundo. A versão Wildtrack tem um visual bem robusto, mas uma linha atraente e bonita. Seu interior mostra-se bem mais modernizado. Na Europa, será comercializada com dois tipos de motorização: 2.2 de 150cv e cinco cilindros e o de 3.2 com 200cv. O câmbio pode ser manual ou automático de seis marchas.