Economia

Zona do euro aprova acordo para melhorar competitividade

Agência France-Presse
postado em 11/03/2011 16:34
Bruxelas - Os líderes da zona do euro aprovaram nesta sexta-feira (11/3) um acordo para melhorar a competitividade de suas economias que, entre outras coisas, defende o controle do gasto público e uma moderação salarial, indicou o presidente da União Europeia (UE), Herman Van Rompuy.

"Chegamos a um acordo sobre o pacto para o euro", anunciou Van Rompuy em sua conta de Twitter, apesar de fontes diplomáticas terem informado que ainda será necessária a adoção formal dos 17 líderes da união monetária, reunidos em Bruxelas.

Trata-se de um pacote de medidas proposto inicialmente por Alemanha e França em contrapartida a um reforço do fundo de resgate financeiro para os parceiros em apuros, ainda em negociação.

O acordo rebaixa as pretenções iniciais franco-alemãs, ambos os países partidários de maior austeridade e disciplina fiscal, apesar de defender o controle do gasto público e a moderação dos salários, que a zona do euro quer vincular mais à produtividade com o objetivo de estimular a competitividade de suas economias.

A Confederação Europeia de Sindicatos denunciou o pacto na quinta-feira, ao julgar "profundamente injusto que os trabalhadores paguem pelas loucuras dos mercados financeiros".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação