Economia

Petróleo estabiliza-se em NY, mercado avalia demanda japonesa

postado em 14/03/2011 16:46

Nova York - Os preços do petróleo estabilizaram-se nesta segunda-feira (14/3) em Nova York, em um mercado que tenta avaliar o impacto do terremoto no Japão sobre a demanda, em meio à persistente tensão no Oriente Médio.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação de "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em abril fechou em US$ 101,19 - alta de 3 centavos em relação à sexta-feira.

"O mercado petroleiro tinha sido um pouco afetado, o barril caiu até US$ 98,47 e agora se desenvolviam níveis de apoio", constatou Rich Ilczyszyn, da Lind-Waldock.

Reflexo

A queda observada na abertura, originada nos temores de que a demanda de petróleo do Japão se reduzirá depois do terrível terremoto que afetou o país na sexta-feira, foi superada durante o pregão, com os preços passando inclusive ao terreno positivo no final.

"A situação no Oriente Médio não se solucionou", afirmou Ilczyszyn, apesar de a atenção dos investidores ter se afastado parcialmente para se concentrar no Japão.

Mais de 1 mil soldados sauditas chegaram nesta segunda-feira ao Bahrein, disse à AFP um alto funcionário do reino que pediu para não ser identificado. Tropas das forças conjuntas dos países do Golfo eram esperadas no emirado, para ajudar a reestabelecer a ordem, em um momento em que os protestos contra a dinastia sunita se intensificam.

"Estão apenas a 60 milhas (menos de 100 km) da região-chave para as exportações de petróleo", afirmou Rich Ilczyszyn.

Líbia

Na Líbia, as forças de Muamar Kadafi avançam para Benghazi, a "capital" dos rebeldes.

Mais cedo, os investidores tinham passado a maior parte do pregão tentando avaliar o impacto do violento terremoto seguido de tsunami no Japão sobre a demanda de petróleo.

A catástrofe provocou danos importantes no Japão, assim como a interrupção e suspensão da atividade em algumas refinarias", explicou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates. O fechamento das refinarias afetará, no curto prazo, a demanda por petróleo.

Entre 1,1 milhão e 1,4 milhão de barris diários de capacidade de refinamento estão fora de serviço, o equivalente a um terço da capacidade total do Japão, segundo Hussein Allidina, da Morgan Stanley.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação