postado em 16/03/2011 10:43
Com a decisão da Receita Federal de apertar o cerco contra a sonegação, os contribuintes ficaram com mais receio de cometer erros na declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) neste ano e parar na malha fina. Para escapar da fúria do Leão, cerca de 250 internautas participaram ontem de um chat promovido pelo Correio sobre como acertar as contas de forma correta. O especialista Luiz Antônio Benedito, do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), esclareceu onde declarar o valor da compra de outras moedas, se pessoas com câncer são isentas, como informar saques no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e como declarar bens, entre outros pontos.Alguns contribuintes reclamaram do atendimento dado pelo Fisco, em especial no telefone 146, criado para tirar dúvidas. As queixas vão desde a demora para o atendimento ao recebimento de informações diferentes sobre as mesmas questões. Foi o caso da técnica-administrativa Patrícia Iomara Silva, 22 anos, que não conseguiu ser atendida. ;Tive que ir pessoalmente ao centro de atendimento para esclarecer minha dúvida. Mas, mesmo assim, não saí satisfeita. Os atendentes da Receita apenas me deram leis gigantes para ler e achar a resposta. O retorno é muito burocrático;, reclamou. Ela participou da conversa virtual com Benedito.
O Receitafone funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. O horário impossibilita as pessoas que querem aproveitar o tempo livre do fim de semana para aprender e encaminhar a declaração. O contribuinte que ligar de celular para o atendimento paga o preço da tarifa local ; o serviço só é gratuito por telefone fixo. Uma opção é o contribuinte consultar o ;Perguntão;, sistema de perguntas e respostas no site www.receita.fazenda.gov.br.
Por conta desses problemas, Luiz Antônio Benedito afirmou que o refúgio dos contribuintes com dúvidas são os meios de comunicação. ;São 24 milhões de contribuintes. Imagina cada um com uma dúvida. Certamente, os atendentes são pessoas que não têm a mesma qualificação e conhecimento de um auditor fiscal;, comentou. ;O sistema de atendimento da Receita precisa de um aperfeiçoamento.; Desde 1; de março, o Correio publica diariamente uma coluna em que especialistas do Sindifisco e do Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco) esclarecem as dúvidas enviadas para o e-mail economia.df@dabr.com.br.
Os leitores podem conferir como foi o chat no site . ;As pessoas devem tomar cuidado na hora da declaração. Na pressa de fazer logo para receber a restituição, muitas cometem erros e caem na malha fina;, observou Benedito. Ontem, no chat, o internauta César Sampaio queria saber se pode colocar a sogra, que é aposentada, como dependente. A resposta: só se ele apresentar a declaração com a mulher e tributar conjuntamente os rendimentos do casal. A renda da sogra também deve ser informada, mesmo que isenta. Até as 19h de ontem, 1,89 milhão de contribuintes já tinham declarado o IRPF ; o prazo final é 29 de abril.