Economia

UE realiza cúpula sob temor de um resgate financeiro para Portugal

Agência France-Presse
postado em 24/03/2011 09:41
BRUXELAS - Os temores de um próximo resgate financeiro de Portugal depois da demissão de seu primeiro-ministro, José Sócrates, marcarão nesta quinta-feira (24/3) a abertura de uma cúpula em Bruxelas da União Europeia (UE), conocada, à princípio, para selar a saída da crise da dívida da Eurozona.

Portugal poderá se converter no tereiro país da Eurozona a requerer um resgate financeiro de seus sócios da união monetária e do Fundo Monetário Internacional (FMI), depois da Grécia e da Irlanda em 2010.

Segundo o ministro belga das Finanças, Didier Reynders, a Europa está disposta a conceder uma ajuda financeira a Portugal se Lisboa pedir.

"Estamos dispuestos a interver e ajudar, mas Portugal deve pedir primeiro", indicou Reynders, depois da demissão do primeiro-ministro português José Sócrates na quarta-feira, o que deixou o país mergulhado numa grave crise política e financeira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação