Economia

Mercosul faz 20 anos com alto nível de maturidade, dizem chanceleres

Agência France-Presse
postado em 26/03/2011 23:09
Assunsão - O Mercosul, ao completar 20 anos neste sábado, alcançou seu nível mais alto de maturidade, afirmaram os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai em um comunicado comum.

"Ao completar 20 anos, nosso processo de integração alcança seu nível mais elevado de maturidade", afirma a nota divulgada em Assunção, sede da presidência pro-témpore do bloco, e assinada por Jorge Lara Castro (Paraguai), Héctor Timerman (Argentina), Antonio Patriota (Brasil) e Luis Almagro (Uruguai).

Os chanceleres ressaltam em seu comunicado conjunto que o Mercosul "é a demonstração da capacidade conjunta dos quatro países de priorizar, ao contrário do passado, uma agenda compartilhada".

A nota destaca o crescimento do comércio entre os países membros, de 4,5 bilhões de dólares em 1991 a 45 bilhões de dólares em 2010.

Além disso, avançou-se em temas sensíveis como a eliminação da dupla cobrança de tarifa externa, o código alfandegário, disciplinas comerciais comuns, cujos acordos em outras épocas pareciam muito distantes", enfatiza o documento.

Os ministros elogiaram o bloco como "uma potência energética em expansão" e como o "território agrícola mais produtivo do mundo".

Como exemplo contundente da maturidade alcançada, os chanceleres citaram a vigência do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM), que busca reduzir as assimetrias econômicas entre os países do bloco.

O Mercosul foi fundado em Assunção, em 26 de março de 1991, pelos presidentes Andrés Rodríguez (Paraguai), Carlos Saúl Menem (Argentina), Luis Alberto Lacalle (Uruguai) e Fernando Collor de Mello (Brasil).

O bloco tem como membros associados Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.

A Venezuela pediu para entrar como sócio pleno do Mercosul, mas o congresso do Paraguai, de maioria opositora, se nega a ratificar sua entrada alegando violações da cláusula que exclui como sócios países com regimes autoritários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação