Economia

Jetta oferece conforto, equipamentos, tecnologia e um preço competitivo

Intenção é brigar no disputado segmento dos sedãs médios-compactos

postado em 31/03/2011 07:00
O desenho do carro passa a adotar o padrão global da marcaSão Paulo ; A missão foi dada pela Volkswagen ao novo Jetta: ser a melhor opção para o consumidor na categoria. Se depender dos novos atributos do veículo, ele tem condições para cumprir com êxito a tarefa e tentar, finalmente, emplacar no segmento dos sedãs médios-compactos. Comercializado desde 2005 no Brasil, o Jetta está bem atrás dos concorrentes. No ano passado, vendeu apenas 2.176 unidades, contra 54.995 do Corolla, segundo a Fenabrave. Para mudar essa situação, a VW provocou uma reviravolta no veículo, a começar pelo projeto, todo renovado. Além disso, o Jetta passa a ter duas versões. O Comfortline, modelo de entrada, tem motor 2.0l total flex com 120cv e torque de 17,7kgfm (a 4 mil rpm), opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático Tiptronic de seis velocidades.

Já o Highline, topo de linha, vem turbinado e conta com o mesmo propulsor do Tiguan e do Passat, 2.0l TSI, com 200cv, e torque de 28,5kgfm (a 1,7 mil rpm), dupla embreagem ; que torna a mudança de marchas imperceptíveis ; e câmbio de seis marchas. O reposicionamento de preços também deve contribuir para essa volta por cima do Jetta. O carro, que vai continuar a ser fabricado no México, tem a versão Comfortline, que custa de R$ 65.750 (manual) a R$ 69.990 (automático). A versão Highline vai ser comercializada por R$ 89.520.

Além da nova motorização, o que chama a atenção no novo Jetta é o design. O desenho, criado pelo designer brasileiro José Pavone, passa a adotar a linha global de estilo da VW, marcada pelo equilíbrio nas dimensões. Por fora, o carro ganhou uma dianteira mais imponente e linhas marcantes no capô (em V) que seguem até as lanternas traseiras, trazendo esportividade ao veículo. As laterais apresentam uma espécie de ;ombro; que dão robustez ao Jetta. As lanternas traseiras também chamam a atenção e ganharam um formato mais alongado e elementos de iluminação únicos, que fazem com que qualquer um reconheça o carro de longe.

É no interior que fica notável a diferença entre as versões do Jetta. O topo de linha tem interior mais rebuscado, com materiais de qualidade superior e mais cuidados com os acabamentos. O Comfortline já é mais seco e os bancos não são tão confortáveis quanto os do irmão rico. Os equipamentos de série também os diferenciam. O Highline tem rodas de liga leve com 17 polegadas, ar-condicionado Climatronic com duas zonas, controle automático de velocidade (piloto automático), sensores crepuscular e de chuva, e bancos revestidos em couro.

Para um visual mais arrojado e esportivo foi preciso alterar as dimensões do Jetta. A distância entre-eixos ficou 7cm maior (com 2,65m) e ganhou 9cm de comprimento (4,64m). Pode parecer pouco, mas, por dentro, ficou mais confortável para os passageiros e para o motorista (a largura é de 1,77m). Apesar das novas medidas, o sedã emagreceu, ficando 30kg mais leve em comparação à versão anterior. O espaço para bagagem continua bom, 510l.

Quanto à segurança, o Jetta tem freios ABS, com ASR, EDL e ESP de série em todos os modelos. No Highline, a proteção em colisões fica a cargo do seis airbags com novo sistema especial de sensores. Um dispositivo eletrônico colocado no centro do compartimento de passageiros, avalia sinais de desaceleração de baixa frequência e calculam a severidade da colisão com mais rapidez.

Na pista
Em um percurso de 200km (ida e volta) entre Mogi das Cruzes e o litoral norte de São Paulo, o Jetta impressionou no desempenho. A descida da serra foi feita na versão Highline, e o conforto proporcionado pelo carro fez com que as muitas curvas passassem despercebidas no trajeto. A estabilidade é ponto positivo do Jetta, que não titubeou em um trecho de pista molhada. O motor é um capítulo à parte. Basta cutucar o pé no acelerador que ele obedece e faz mostrar toda a força já conhecida pelo Tiguan e pelo Passat.

Para testar o motor aspirado da versão de entrada, nada melhor que subir a serra. Por várias vezes, foi preciso pisar fundo para alcançar um melhor desempenho. O ronco do motor era ouvido a todo instante, o que atrapalhava até mesmo a conversa na cabine.

Quanto ao consumo, o computador de bordo indicou para o Highline a média de 7km/l , enquanto o Comfortline ficou em 8,9km/l, distante do número apresentado pela montadora, 14km/l.

O jornalista viajou a convite da Volkswagen

Reposicionamento
A divisão em duas versões do Jetta tem dois propósitos, segundo a montadora: ganhar mercado e tornar o veículo mais competitivo. Além disso, a empresa ampliou a gama de produtos na categoria e, assim, a linha de veículos no segmento passa a ser, na ordem: Voyage, Polo, Jetta Conforline, Jetta Highline ; que tomam o lugar do Bora; e Passat.

Passou a marcha?
; Para melhorar a performance do motor 2.0L TSI, a Volkswagen equipou o novo Jetta com a também transmissão DSG, de dupla embreagem Tiptronic e seis marchas. A configuração desse sistema faz com que execute trocas de marchas com muita rapidez e suavidade, sem interrupção de torque, de forma automática ou manual. A transmissão pode ser acionada manualmente por meio da alavanca posicionada no console ou pelas borboletas (shift paddles) posicionadas junto do volante. O número de marchas (seis) também contribui com o desempenho, mantendo o motor sempre dentro da faixa de giros ideal para oferecer maior torque com menor consumo.

Recall nos Estados Unidos
; A VW dos Estados Unidos anunciou um recall envolvendo o novo Jetta. De acordo com a montadora, o problema está no sistema elétrico do alarme antifurto e da buzina. A empresa convocou 71.043 unidades nos EUA. A VW do Brasil informou que a versão do sedã comercializada no país não está envolvida. ;Os modelos destinados aos mercados brasileiro e europeu têm arquitetura do sistema elétrico e das redes de distribuição diferentes e, por isso, não foram afetados;, conclui a nota.

EQUIPAMENTOS

Novo Jetta Comfortline ; itens de série

Interior

  • Bancos com revestimento em tecido
  • Acabamento das portas com insertos em tecido
  • Porta-revistas (encosto do banco do passageiro)
  • Alavanca de câmbio com revestimento em couro
  • Alavanca de freio de mão com revestimento em couro
  • Volante com revestimento em couro
  • Parassóis iluminados com espelhos
  • Luzes de leitura frontais (adicionais à iluminação central)
  • Porta-copos com revestimento em borracha (dois dianteiros e um traseiro)
  • Porta-óculos
  • Porta-garrafas na porta dianteira com proteção emborrachada
  • Painel com acabamento estofado / toque suave
  • Insertos decorativos em "black pyramid" (escuro)
  • Banco traseiro bipartido (1/3 , 2/3)
  • Porta-malas com iluminação e rede porta-objetos
  • Levantamento dos vidros elétrico com um toque e proteção antiesmagamento
  • Travamento elétrico das portas e porta-malas com controle remoto
  • Teclas adicionais de travament das portas (no console central traseiro para as portas traseiras)
  • Abertura interna elétrica do portamalas
  • Instrumento combinado de quatro agulhas
  • Computador de bordo
  • Display de temperatura externa
  • Retrovisor interno noite/dia (manual)
  • Gaveta sob o banco do motorista (somente bancos com ajuste manual)
  • Direção hidráulica
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
  • Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
  • Duas tomadas 12V (console central dianteiro e traseiro)
  • Acendedor de cigarros
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Kit de ferramentas no porta-malas
  • Quatro alças de segurança no teto
  • Ar-condicionado Climatic
  • Descansa braço central dianteiro com jumbo box
  • Porta-luvas com iluminação e chave
  • Porta-luvas com saída de ar-condicionado
  • Bancos dianteiros com ajuste manual de altura
  • Filtro antipolen
  • Rádio CD Player RCD 310 (MP3 / 6 alto-falantes)
  • Bluetooth
  • Entrada Aux-In para fonte de áudio externa no console central dianteiro
  • Entrada USB no porta-luvas

Exterior

  • Rodas de liga leve 16" - Sedona
  • Pneus 205/55 R16
  • Roda sobressalente em aço
  • Limpadores de parabrisas com variação intermitente
  • Parachoques / retrovisores / maçanetas na cor do veículo
  • Protetor de cárter
  • Espelho retrovisor elétrico aquecido
  • Saída de escapamento dupla (não cromada)

Segurança

  • Três apoios de cabeça traseiros
  • ABS, ASR, EDL
  • Airbag - motorista e passageiro com desativação p/ lado do passageiro
  • Airbag lateral (bancos dianteiros)
  • Alarme antifurto
  • Aviso sonoro de faróis ligados
  • Isofix para fixação de cadeira de segurança para crianças
  • Farol com dupla parábola
  • Farol de neblina
  • Aviso sonoro da não utilização do cinto de segurança
  • Cinto de segurança frontal com prétensionador
  • Cinto de segurança de três pontos (traseiro central)
  • Sensor de estacionamento (dianteiro/traseiro)

Jetta Comfortline - Opcionais

Módulo 1

  • Coming/Leaving Home
  • Retrovisor interno eletrocrômico
  • Sensor de chuva

Módulo 2 - Transmissão manual:

  • Ar-condicionado Climatronic
  • Volante multifuncional / Controle automático de velocidade

Módulo 2 ; Transmissão automática:

  • Ar-condicionado Climatronic
  • Volante multifuncional com controle do Tiptronic
  • Controle automático de velocidade

Módulo 3:

  • Rodas de liga leve 17" Porto

Módulo 4:

  • Revestimento dos bancos em couro native

Módulo 5:

  • Teto solar elétrico

Módulo 6:

  • Rádio RCD 510 Touchscreen
Novo Jetta Highline - itens de série (adicionais ao Comfortline)

Interior

  • Detalhes internos cromados
  • Luzes de leitura (2 frente / 2 atrás)
  • Descansa braço central dianteiro/ Jumbo box com saídas de ar-condicionado e tomada 12V
  • Descansa braço central traseiro com dois porta-copos e acesso ao porta-malas
  • Bancos Sport Comfort com revestimento em couro e 8 ajustes manuais
  • Bancos dianteiros com aquecimento
  • Ar-condicionado Climatronic de duas zonas
  • Computador de bordo com display premium
  • Volante multifuncional com controles do Tiptronic
  • Controle automático de velocidade
  • Iluminação na área dos pés (dianteiro)
  • Coming & Leaving Home
  • Sensor crepuscular
  • Sensor de chuva
  • Bússola
  • Rádio CD Player RCD 510 Tela Touchscreen %2b 8 alto-falantes
  • Espelho retrovisor interno eletrocrômico
  • Direção Servotronic

Exterior

  • Rodas de liga leve 17" - "JODA A"
  • Pneus 225/45 R17
  • Roda sobressalente compacta de aço 16"
  • Espelho retrovisor externo aquecido e eletricamente rebatível
  • Moldura cromada no contorno das janelas
  • Eixo traseiro Multilink
  • Saída de escapamento dupla cromada
  • Grade dianteira com frisos cromados

Segurança

  • ESP
  • Airbag de cabeça

Novo Jetta Highline ; Opcionais

Módulo 3:

  • Rodas de liga leve 17" JODA B (detalhes em preto)

Módulo 5:

  • Teto solar elétrico

Módulo 7:

  • Banco do motorista com ajuste elétrico de altura

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação