Economia

Controlador da Vale confirma saída de Roger Agnelli da presidência

Estado de Minas
postado em 01/04/2011 09:35

Cecília Kruel

A mineradora Vale anunciou na noite dessa quinta-feira que o grupo Valepar, controlador da companhia, vai contratar uma empresa internacional de seleção de executivos, conhecida como ;head hunter;, para ajudar os acionistas a encontrar um substituto para Roger Agnelli, atual presidente da empresa. Segundo a nota, consultoria vai elaborar uma lista com três nomes que servirão para auxiliar o grupo de diretores.

O nome mais cotado para assumir o cargo - apontado por executivos e empresários da indústria da mineração - é o do economista Tito Martins, presidente da Inco, subsidiária da Vale no Canadá . A consultoria a ser contratada deve ser decidida até o dia 7 de abril e o anúncio do novo Diretor Presidente da companhia deve ocorrer no dia 19 do mesmo mês, em assembleia que reúne os acionistas ; entre eles o Bradesco, a Previ e o BNDES.

A mineradora teve lucro recorde de R$ 30,1 bilhões em 2010, o maior já registrado por uma companhia privada no país. Já a Vale S.A. foi cotada neste ano como a 275; marca mais valiosa do mundo, segundo o ranking da BrandFinance Global 500, subindo 213 posições em relação a 2010. Segundo a consultoria, a marca da companhia é avaliada US$3,749 bilhões no mercado global.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação