Economia

Agência de classificação de risco aumenta nota do Brasil

postado em 04/04/2011 16:20

A agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou a nota soberana de crédito do Brasil nesta segunda-feira (4/4). O Rating de Probabilidade de Inadimplência (IDR, na sigla em inglês) em moeda estrangeira passou de "BBB -" para "BBB". É a primeira elevação desde maio de 2008, quando a Fitch reconheceu o Brasil como grau de investimento -- garantia para quem investe em títulos do país.
[SAIBAMAIS]
Quanto maior o rating de um país, maior a capacidade que ele tem em cumprir com seus compromissos financeiros. O atestado serve de parâmetros para os investidores.

Faltam ainda oito níveis para o Brasil alcançar o nível máximo da agência, que é o AAA.

A subida da nota brasileira reflete a elevação da capacidade de crescimento sustentável do Brasil para algo entre 4% e 5%, segundo a Fitch.

"A trajetória de crescimento do Brasil a médio prazo deve se manter relativamente forte devido à dinâmica de consumo doméstico, que são sustentados pela diversidade econômica do país, uma grande e crescente classe média e um ciclo positivo de investimento", declarou a diretora sênior e chefe de notas soberanos da América Latina na Fitch, Shelly Shetty.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação