Agência France-Presse
postado em 07/04/2011 08:36
WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta-feira (7/4) que obteve avanços nas negociações com os republicanos sobre o impasse envolvendo o orçamento federal, mas pediu um esforço urgente para evitar a paralisia do governo.Obama fez tal declaração no Salão Oval da Casa Branca, após conversar por cerca de 90 minutos com o líder republicano da Câmara de Representantes, John Boehner, e com o líder democrata do Senado, Harry Reid.
"Me pareceu que as reuniões foram francas, construtivas e que permitiram avançar e esclarecer temas ainda pendentes".
"Tenho confiança de que somos sérios em obter algo que permita fechar um acordo e aprová-lo para evitar a paralisia" do governo federal. "Isto vai requerer um sentido suficiente de urgência de todas as partes envolvidas".
O Congresso, que discute há várias semanas sobre o nível do gasto federal, tem até esta sexta-feira para encontrar uma solução visando manter o financiamento da máquina federal.
Caso não haja um acordo, os serviços não essenciais da administração federal deverão parar.
Mais cedo, Obama advertiu para as graves consequências deste possível cenário e disse que a paralisação do Estado afetará a recuperação da economia americana. O presidente também pediu aos republicanos que ajam como adultos e "deixem de brincadeira".
Os republicanos informaram que votarão uma nova lei provisória nesta quinta-feira, o que permitirá à administração federal funcionar por mais uma semana, quando estariam prontos para aprovar uma legislação definitiva.
A maioria republicana na Câmara dos Representantes tem votos suficientes para aprovar uma lei de finanças provisória, que seria a sétima desde o início do exercício 2011.
Os republicanos exigem uma redução de 61 bilhões de dólares nos gastos federais, mas podem rever esta posição, apesar da pressão do movimento conservador "Tea Party".
Os democratas aceitam uma redução dos gastos de 33 bilhões de dólares para o restante do exercício de 2011, que termina no dia 30 de setembro.