Agência France-Presse
postado em 07/04/2011 09:35
ROMA - O índice de preços mundiais dos alimentos registrou queda em março, após oito meses consecutivos de alta, anunciou nesta quinta-feira (7/4) a Organização da ONU para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em sua sede em Roma.Em março, o índice se aproximava dos 230 pontos, uma baixa de 2,9% na comapração com fevereiro, mas 37% superior ao nível de março de 2010, segundo a FAO.
"A queda do índice geral este mês dá um certo alívio depois dos aumentos contínuos dos últimos oito meses", declarou David Hallam, diretor da divisão de comércio internacional e de mercados da organização.
"No entanto, seria prematuro concluir que se trata de uma inversão de tendência", advertiu.
"Esperamos as informações sobre as novas plantações nas próximas semanas para ter uma ideia dos futuros níveis de produção. Mas os escassos níveis de reservas, a influência da situação no Oriente Médio e norte da África sobre os preços do petróleo e os efeitos da catástrofe no Japão são fatores que contribuem para a incerteza e a instabilidade dos preços nos próximos meses".
Os preços internacionais dos óleos e do açúcar registram as maiores quedas, seguidos pelas cotações dos cereais. Os preços dos laticínos e da carne registraram alta.