Economia

Mantega garante que governo cumprirá a meta de superávit primário em 2011

postado em 08/04/2011 17:45
São Paulo ; O compromisso do governo federal de melhorar a situação fiscal foi ratificado hoje (8) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, em uma palestra em São Paulo. Mantega garantiu que o governo cumprirá a meta de superávit primário em 2011 e adiantou que os resultados fiscais de março são melhores do que os obtidos em fevereiro. ;Em março, nós vamos ter um resultado fiscal muito bom, melhor que de fevereiro. Eu já estou antecipando;, afirmou ele sobre dados ainda não divulgados oficialmente.

O superávit primário (diferença entre o valor arrecadado e o gasto, excluindo pagamento de juros) acumulado no período de doze meses terminado em fevereiro atingiu 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB). O resultado é 0,05 ponto percentual maior do que a meta de superávit estabelecida pelo governo para o mesmo período, de 2,15%. Segundo o ministro, esse percentual contribui para que o país cumpra a meta estabelecida para este ano. ;A meta para 2011, que será atingida, eu posso garantir, é de 3% de superávit primário;, afirmou.

O ministro disse também que existe muita desinformação quanto à situação fiscal do país. Ele afirmou que analistas dizem que a economia para pagamento da dívida não é suficiente, porém a situação fiscal melhora ano a ano, desde 1999. Há dez anos, segundo o ministro, o Brasil tinha um déficit nominal (despesas superiores às receitas incluindo pagamento de juros da dívida pública) de cerca de 3% do PIB. Hoje, este déficit está em torno de 1,7%, com tendência de queda para o futuro. ;Não acreditem naqueles que dizem que não alcançaremos o resultado fiscal;, disse Mantega, respondendo à críticas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação