postado em 11/04/2011 09:35
A presidente Dilma Rousseff chegou por volta das 11h desta segunda-feira (11/04) (horário de Pequim e por volta das 22h de ontem (10), em Brasília) à capital chinesa. Dilma seguiu do aeroporto direto para o hotel onde deverá descansar até o final da tarde, segundo assessores. Na China, a presidenta tem uma série de encontros políticos, mas o objetivo da viagem é, sobretudo, incrementar as relações comerciais entre brasileiros e chineses.
[SAIBAMAIS]A agenda da presidente começa a partir desta terça-feira (12/04) e termina na sexta-feira (15). Dilma tem amanhã reuniões com o presidente da China, Hu Jintao, e participa de dois encontros: o Diálogo de Alto Nível Brasil %u2013 China em Ciência, Tecnologia e Inovação e o Seminário Empresarial Brasil %u2013 China: para Além da Complementaridade.
Porém, a presidente ficará no exterior até a próxima segunda-feira (18). De acordo com assessores, a previsão é que ela, na volta da viagem da China, faça duas escalas %u2013 em Praga, na República Tcheca, e em Lisboa, em Portugal.
Na China, a presidente tratará de temas bilaterais, mas também da questão dos Bric %u2013 grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia e China e que, a partir de quinta-feira (14), incluirá também a África do Sul, quando o bloco se chamará Brics.
No dia 14, na cidade chinesa de Sanya, líderes dos países que compõem o bloco participarão da 3ª Cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e estarão presentes o presidente da China, Hu Jintao, da Rússia, Dmitri Medvedev, o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, e o presidente da África do Sul, Jacob Zuma.