Economia

Economistas consideram "paliativas" ações do governo para conter a inflação

postado em 11/04/2011 12:59
Os economistas Raul Velloso e Rodrigo Constantino afirmaram hoje, durante o programa Papo de Economia, que as medidas adotadas pelo governo para conter a inflação ainda não atingiram os resultados esperados. Velloso e Constantino, dois dos palestrantes do 24; Fórum da Liberdade, que começa nesta segunda-feira na PUCRS, enfatizaram que as ações são "paliativas" e que, além da inflação, o governo enfrenta o problema da alta dos juros.

"O governo está usando medidas diferentes para ver se atenua os impactos desfavoráveis da subida dos juros", afirmou Velloso. "Claramente o Executivo tenta adotar medidas paliativas ou macroprudenciais que são um tiro no escuro, com efeitos incertos, para postergar o máximo possível uma puxada nos juros", completou Constantino.

Com relação ao tema principal do fórum deste ano, "Liberdade na Era Digital", Velloso disse que a internet vem ampliando as informações disponíveis, facilitando o acompanhamento, controle e fiscalização das contas públicas, área em que ele atua. "Muitos, como eu, utilizam essas informações como insumo de seu trabalho, e nisso as possibilidades são amplas", afirmou.

Já Constantino defendeu que o governo reduza a carga tributária do setor para possibilitar maior inclusão digital da população de baixa renda. "Aqui no Brasil, o notebook custa o dobro no Brasil do que nos EUA, por causa da carga tributária", observou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação