Economia

Inflação britânica cai quatro décimos em março

Agência France-Presse
postado em 12/04/2011 08:32
A inflação no Reino Unido caiu em março após cinco meses consecutivos de alta, situando-se a 4% no ritmo interanual, contra 4,4% em fevereiro, quando o índice bateu um recorde de mais de dois anos, segundo dados divulgados nesta terça-feira (12/4), pelo Instituto de Estatísticas Nacionais (ONS).

Apesar da baixa, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) britânico continua em um nível duas vezes maior que a meta de 2% fixada pelo Banco da Inglaterra (BoE).Em termos mensais, a inflação subiu 0,3% em março em relação ao mês anterior.

A notícia deve ser recebida com alívio pelo BoE, fortemente pressionado nos últimos meses para aumentar a taxa de juros historicamente baixa de 0,5% com o objetivo de controlar a inflação, apesar da economia britânica ter sofrido uma contração de 0,5% no quarto trimestre de 2010, segundo os analistas.

Vicky Redwood, economista da Capital Economics, estimou que o novo dado publicado nesta terça-feira é "tranquilizador", mas advertiu que "a trégua pode ser apenas temporária, devido aos recentes aumentos dos preços da energia".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação