Economia

Embraer vende 35 aviões E190 para companhias chinesas

Agência France-Presse
postado em 12/04/2011 16:08

PEQUIM - A Embraer vendeu 20 aviões do tipo E190 para a companhia China Southern e outros 15 aviões E190 à Hebei, coincidindo com a visita oficial realizada pela presidente Dilma Rousseff à China.

A construtora aeronáutica brasileira, CDB Leasing Co., Ltd (CLC) e China Southern Airlines Co., confirmaram a compra de um segundo pacote de dez aviões E190, depois do primeiro pedido de dez aeronaves anunciado do início do ano, informou a Embraer em comunicado. Além disso, também foi assinada uma carta de intenções para adquirir um terceiro lote de dez aparelhos do mesmo modelo, o que, caso seja confirmado, leva à venda um total de 30 aeronaves.

O montante da operação seria de 1,25 bilhão de dólares, segundo o preço de referência, de cerca de 43 milhões de dólares por aeronave.

Os 30 aviões serão operados pela China Southern Airlines, a maior companhia aérea do país e a terceira do mundo, que começará a recebê-los no segundo semestre do ano, informou a empresa brasileira. "Estamos satisfeitos com esse novo pedido", disse a Embraer, que considera que se trata de "uma confirmação da qualidade de nossa aeronave, cuja frota chegará em breve a 100 unidades" na China, disse Paulo César de Souza e Silva, vice-presidente executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial.

Por outro lado, a empresa brasileira também aproveitou a visita bilateral de Dilma a seu principal parceiro comercial para anunciar a venda de outros dez E190 para a companhia aérea Hebei e a oferta de compra de outros cinco.

A primeira entrega dos 10 aviões será feita em setembro de 2010. Hebei é uma das companhias aéreas mais novas da China, criada em junho do ano passado. Atualmente, opera seis aeronaves, incluindo dois Embraer ERJ 145.

O E190 é o terceiro dos quatro aviões da família dos E-Jets, pelos quais a companhia tem cerca de 1 mil ordens firmes de compra e mais de 700 aparelhos no mundo todo.

Com estes novos pedidos, a Embraer tem 135 aeronaves no mercado chinês, incluindo 75 E190, 46 ERJ 145 e quatro aeronaves executivas. Além disso, a empresa brasileira e a Coportação da Indústria de Aviação Chinesa (Avic) assinaram um acordo para produzir o Legacy 600 da Embraer no país asiático, utilizando a infraestrutura, os recursos financeiros e a mão de obra da "joint venture" criada pelas duas empresas Harbin Embraer Aricraft Industry Company (HEAI).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação