Economia

Faturamento de pequenas empresas paulistas cresce 3,4% em fevereiro

postado em 12/04/2011 16:35

São Paulo ; As micro e pequenas empresas paulistas faturaram R$ 24 bilhões em fevereiro, um crescimento de 3,4% em comparação ao mesmo mês de 2010. Segundo balanço divulgado hoje (12) pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), esse foi 17; mês consecutivo em que as pequenas empresas apresentam aumento de receita em relação ao mesmo período do ano anterior.

A expansão foi puxada principalmente pelo setor de serviços, que registrou alta de 19,3% em fevereiro em comparação com o mesmo mês de 2010. O faturamento do ramo industrial cresceu 1,2% e o do comércio caiu 3,7%.

Os empreendimentos do interior do estado tiveram a maior expansão, 7,7% em fevereiro. Na região metropolitana da capital foi apontada queda de 0,8%. No município de São Paulo, a retração foi de 1,4%.

De acordo com o Sebrae, o crescimento das pequenas empresas está sendo impulsionado pela recuperação das grandes companhias da crise financeira mundial. Entre os serviços prestados por essas empresas estão contabilidade, publicidade, limpeza e vigilância.

Além disso, o Sebrae ressalta que a expansão do consumo interno gera oportunidades de negócios para o setor de serviços.

Para os próximos seis meses, 47% dos empresários ouvidos em março disseram acreditar na manutenção dos níveis de faturamento. Para 37% dos empreendedores, o período deverá representar aumento das receitas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação