Economia

Petróleo recupera-se em NY e Londres após dois dias de baixa

Agência France-Presse
postado em 13/04/2011 19:39

NOVA YORK - Os preços do petróleo subiram nesta quarta-feira em Londres e Nova York, recuperando-se depois de dois pregões em forte baixa, apesar de certa volatilidade no mercado. No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação de "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em maio terminou em 107,11 dólares, em alta de 86 centavos em relação a terça-feira.

O mercado recuperou-se depois de uma queda de cerca de 6% em dois dias do preço do WTI, quando os operadores, até agora preocupados com a oferta, começam a se questionar a respeito do impacto sobre a demanda dos preços elevados.

Os preços recuperaram-se apesar de uma nova alta dos estoques de petróleo nos Estados Unidos, apontada pelo relatório semanal do Departamento de Energia, que alcançaram 1,1 milhão de barris na semana passada. Mas essa alta era esperada, e os investidores se interessaram mais na espetacular queda das reservas de gasolina, de 7 milhões de barris.

O mercado mostrou certo nervosismo durante a sessão, o WTI apagou a totalidade de seus ganhos na metade do dia, depois de um leve fortalecimento do dólar. "Há certa reticência por parte dos operadores em ter muitas posições compradas a mais de 120-125 dólares o barril, porque sabem que o que a Agência Internacional de Energia (AIE) disse ontem (terça-feira) é verdade: se subir além de 100 dólares cria dúvidas", notou Adam Sieminski, do Deutsche Bank.

"Segundo o Deutsche Bank, além dos 120-125 dólares isso faz questionar seriamente o impacto dos preços do petróleo sobre a economia", afirmou o analista.

O barril de Brent negociado no IntercontinentalExchange de Londres ganhou 1,96 dólar, fechando em 122,88 dólares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação