São Paulo ; A União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) distribuiu circular aos seus associados pedindo prioridade na produção do etanol anidro, destinado à mistura com a gasolina. Segundo a entidade, a recomendação busca evitar que falte produto ao consumidor.
A Unica representa as usinas do Centro-Sul do país, responsável por 50% da produção de cana e 60% de etanol. Os preços elevados do etanol hidratado, que não é adicionado à gasolina, levou ao aumento do consumo de gasolina. Por isso, houve aumento do consumo de álcool anidro.
Segundo o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), Alísio Vaz, como os estoques têm ;pouca folga; e o fornecimento está sendo feito por poucas usinas, pode haver falta momentânea de gasolina. ;Alguns postos podem não ser atendidos, não por falta de produto, mas por causa de gargalos logísticos.;
Vaz descartou, no entanto, a possibilidade de desabastecimento generalizado do produto. ;O consumidor vai ser atendido.; Ele ressaltou ainda que alguns produtores estão importando etanol anidro para garantir o abastecimento.