Economia

Confira o comparativo do Correio com os hatchs Bravo X Focus

Comparamos os hatches médios da Fiat e da Ford equipados com motores flex e um bom pacote de itens de segurança e conforto. Para a avaliação, optamos pelas versões de entrada Essence 1.8 e GLX 1.6

Paulo Eduardo
postado em 14/04/2011 07:03

Comparamos os hatches médios da Fiat e da Ford equipados com motores flex e um bom pacote de itens
 de segurança e conforto. Para a avaliação, optamos pelas versões de entrada Essence 1.8 e GLX 1.6
O Focus é considerado o melhor carro do mundo na categoria, ficando atrás apenas das marcas premium. O principal destaque desse hatch é a suspensão, difícil de ser batida pela concorrência. Mas o dois volumes da Ford agrada também pelo baixo nível de ruídos a bordo. Já o Bravo, cujo estilo é bem parecido com o do Punto, é o sucessor do Stilo, e chegou ao Brasil no fim do ano passado, depois de três anos de mercado europeu. Ele se destaca pelo pacote de itens de segurança, mesmo na lista de opcionais, e exibe um porta-malas maior que o adversário. Confira os prós e os contras dos dois modelos.

Comparamos os hatches médios da Fiat e da Ford equipados com motores flex e um bom pacote de itens
 de segurança e conforto. Para a avaliação, optamos pelas versões de entrada Essence 1.8 e GLX 1.6
; Espaço interno
Melhor para o Focus, que tem distância entre-eixos maior do que o Bravo. Um dos pontos críticos do modelo da Fiat é o espaço interno, principalmente no banco traseiro. Apesar de a medida de conforto ; distância entre o pedal de freio à metade do encosto do banco traseiro ; ser a mesma, o da Ford dá um banho.

Bravo 6
Focus 9

Porta-malas
Agora é o Fiat que dá o troco. O porta-malas do Bravo tem maior capacidade de carga e é o melhor entre os hatches disponíveis no mercado. O do Focus não decepciona, mas deveria ser maior.

Bravo 9
Focus 7

; câmbio
Os engates são precisos e bem definidos nos dois carros, com ligeira vantagem do modelo Ford, que tem menor curso de alavanca e mais precisão. As relações de transmissão estão bem escalonadas nos dois modelos.

Bravo 7
Focus 8

; Supensão/direção
Esse é o principal destaque do Focus: a precisão incrível da direção e o sofisticado sistema multilink na traseira, que é confortável, absorve as imperfeições do solo e mantém o carro colado no chão. A calibragem da suspensão do Bravo merece elogios, pois é difícil conseguir conforto com eixo rígido na traseira. Porém, o sistema de direção decepciona pela leveza em velocidades elevadas. Falta precisão.

Bravo 7
Focus 10



; estilo
Questão puramente subjetiva, os dois agradam, sendo que o estilo parrudo do Ford chama mais a atenção. O Bravo, por ser novidade, atrai olhares na rua, mas a semelhança com o Punto é opinião quase unânime.

Bravo 8
Focus 8

; ergonomia
Boa nos dois modelos. A maioria dos problemas se refere à falta de regulagens dos bancos, que provocam cansaço em percursos longos. A vantagem é do Bravo, que tem menos pontos negativos.

Bravo 8
Focus 7

; conforto/tecnologia
Ponto para o Bravo, que tem mais itens de tecnologia do que o Focus. O carro da Fiat é mais moderno nesse aspecto. Porém, os ocupantes desfrutam de mais conforto no rival, por causa do espaço interno e da suspensão.

Bravo 8
Focus 8

; consumo
Permanece o mistério do consumo do motor flex, que não consegue médias razoáveis com álcool e com gasolina. Esses carros não fogem à regra. As médias obtidas com gasolina são ruins.

Bravo 6
Focus 6

; segurança
Ambos são equipados de série com itens básicos, como apoios de cabeça e cintos de segurança de três pontos retráteis para todos os ocupantes. Porém, na lista de opcionais do Bravo figuram airbags laterais, de cortina e de joelho para o motorista. O ABS é opcional nos dois modelos.

Bravo 9
Focus 7


;custo-benefício
A relação é boa em ambos. Eles têm muitos itens de conforto, conveniência e segurança. A Ford oferece três anos de garantia, mas as revisões são feitas a cada seis meses. Isso faz com que o usuário desembolse mais, apesar dos preços fixos das revisões. Na Fiat, são dois anos de garantia para o Bravo, e as revisões são anuais.

Bravo 8
Focus 8

; Motor/desempenho
Melhor para o Bravo, com motor 1.8 de maiores torque e potência. Além disso, o motor Fiat usa corrente em vez de correia dentada. O motor Ford é totalmente construído em alumínio e foi eleito o mais moderno do Brasil pela imprensa especializada no ano passado. Usa correia dentada de alta durabilidade ; é o único da Ford que aboliu a corrente ; com troca prevista aos 140 mil quilômetros. E, claro, perde em desempenho por causa da cilindrada menor.

Bravo 9
Focus 8

; acabamento/montagem
Bom nos dois modelos, com vantagem para a Ford, que apresenta nível de ruídos internos menor e melhor encaixe das parte móveis.

Bravo 7
Focus 8

; resultado
Bravo 92

Focus 94

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