Economia

Taxa de juros para pessoa física aumenta em março

postado em 14/04/2011 11:51
São Paulo ; As taxas de juros das linhas de crédito para pessoa física apresentaram em março uma elevação de 0,05 ponto percentual, passando de 6,73% em fevereiro para 6,78% ao mês em março. Os dados são da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Para as empresas, a taxa de juros média geral aumentou 0,06 ponto percentual no mês, correspondente a uma elevação de 1,55% no mês, passando de 3,86% ao mês em fevereiro para 3,92% ao mês em março.

De acordo com o coordenador de pesquisas e vice-presidente da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, as elevações estão ligadas às medidas que vêm sendo implementadas pelo Banco Central para frear o consumo interno e reduzir a inflação, tais como a elevação dos depósitos compulsórios em dezembro de 2010; a elevação da taxa básica de juros Selic em janeiro de 2011 e março de 2011 e a elevação da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para captações externas.

;O aumento ocorrido em abril da alíquota do IOF para operações de crédito, de 1,5% ao ano para 3,0% ao ano, terá impacto somente na pesquisa do próximo mês;, destacou Oliveira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação