postado em 19/04/2011 20:08
Brasília - O número de acessos à internet banda larga no Brasil alcançou a marca de 38,5 milhões no mês passado, conforme aponta um levantamento divulgado nesta terça-feira (19/04) pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). O número representa um crescimento de 51,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado e coloca o Brasil na oitava posição do mercado mundial de banda larga móvel e em nono lugar entre os países com o maior número de conexões fixas.
Se considerado exclusivamente o avanço nos acessos móveis, a evolução foi de 77,7%, puxado pela popularização dos smartphones e modens 3G, além das vendas de tablets. Na avaliação de Frederico Barbosa, diretor-executivo da consultoria Europraxis, os números comprovam a tendência de consolidação da internet móvel como principal mercado para o setor.
"A chegada de novos serviços oferecidos pelas operadoras móveis e, em 2014, da internet 4G, farão com que o ritmo de crescimento se mantenha forte ao longo dos próximos quatro anos", ponderou. No campo das conexões fixas, Barbosa aposta que ficarão cada vez mais focadas em nichos específicos, que demandem altíssima velocidade, a exemplo do IPTV.
"A conexão fixa também crescerá, principalmente puxada pelo Plano Nacional de Banda Larga, mas em um ritmo menor que a móvel", emendou o executivo.