Economia

Wall Street atinge maior patamar em quase três anos

Agência France-Presse
postado em 20/04/2011 20:18
NOVA YORK - A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta quarta-feira, impulsionada a seu nível mais alto em cerca de três anos por conta de resultados que superaram as previsões, particularmente no setor tecnológico: o Dow Jones subiu 1,52% e o Nasdaq, 2,10%. Segundo dados definitivos, o Dow Jones Industrial Average subiu 186,79 pontos, a 12.453,54 pontos. O índice não fechava nesse nível desde 5 de junho de 2008.

O Nasdaq, de alto componente tecnológico, subiu 57,54 pontos, a 2.802,51 pontos. O índice ampliado Standard & Poor;s 500 subiu 1,35% (17,74 pontos), a 1.330,36 pontos. "A positiva disparada das ações tecnológicas realmente impulsionou o mercado. Intel e IBM anunciaram resultados muito superiores ao esperado e perspectivas positivas e alentadoras para os próximos trimestres", explicou Andrew Fitzpatrick, da Hinsdale Securities.

As ações da número um dos microprocessadores Intel foram particularmente procuradas, fechando em alta de 7,80%, a 21,41 dólares. "Os investidores finalmente veem resultados positivos", observou Lindsey Piegza, da FTN Financial, depois das decepções da semana passada e de reações mistas no início da semana, quando os resultados foram ofuscados por temores sobre a dívida americana.

"O mercado estava em modo de espera, assimilando os diversos problemas macroeconômicos no nível mundial e que pesaram recentemente sobre ele", afirmou Andrew Fitzpatrick.

O mercado enfrenta uma grande incerteza com múltiplas origens, desde problemas no mundo árabe que fazem disparar os preços do petróleo ao terremoto no Japão e países cujas dívida soberana preocupa.

Na metade da manhã, um indicador melhor que o previsto sobre o setor imobiliário reafirmou o avanço dos índices, apesar de as cifras não serem "extravagantes", segundo Lindsey Piegza. As vendas de imóveis usados confirmaram em março sua tendência de alta, subindo 3,7% em relação a fevereiro.

O mercado de títulos caiu em meio à tomada de risco. O rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos subiu para 3,400% contra 3,356% na noite de terça-feira, e os títulos de 30 anos a 4,454% contra 4,427%. O rendimento dos títulos evolui no sentido oposto a seus preços.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação