A só oito dias de acabar o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2011, ano-base 2010, 12,1 milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com o Leão. A expectativa do governo é receber 24 milhões de ajustes até 29 de abril. Mas, de 1; de março até as 17h de anteontem, apenas 11,9 milhões de trabalhadores enviaram o documento, informou a Receita Federal. Apesar do número de arrecadação não alcançar a metade do previsto pelo Fisco, se comparado com o mesmo período do ano passado, o órgão recebeu cerca de 700 mil declarações a mais.
O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, afirmou que a quantidade está dentro do padrão e que a meta será alcançada. ;Em 2010, 11,2 milhões de pessoas declararam entre 1; de março e 20 de abril. Daqui para a frente, esperamos receber mais de 1 milhão de declarações diárias. Ainda falta muita gente para ficar em dia com o Fisco. Estamos chamando a atenção do contribuinte quanto ao prazo, mas não depende só de nós;, disse. ;Se esses milhões de pessoas deixarem para entregar no último dia, não descarto a possibilidade de falha no sistema ou em alguns provedores;, alertou. Ontem, 459 mil declararam até as 17h.
A dica do supervisor para não ocorrerem problemas na hora de enviar o documento pela internet é ;baixar o programa antecipadamente para entender como funciona, possuir em mãos todos os documentos necessários para preencher o formulário e esclarecer as dúvidas o quanto antes;.
Adir garantiu que a pane que aconteceu nos primeiros dias do prazo não se repetirá durante o feriadão da semana santa. ;Os contribuintes poderão usufruir do sistema normalmente. O que aconteceu nos primeiros dias foi um problema eventual. Todos devem ficar atentos porque o sistema de transmissão das declarações fica fora do ar de 1h às 5h da madrugada. Porém, o programa de preenchimento pode ser baixado a qualquer hora; alertou.
Quem encaminha o documento mais cedo, sem erros ou omissões, recebe a restituição primeiro. Ao todo, são sete lotes de devolução, pagos entre junho e dezembro, por volta do dia 15. O contribuinte que já declarou deve entrar no site www.receita.fazenda.gov.br e acessar o extrato do Imposto de Renda no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) para saber se há erros, pendências ou inconsistências.
Os problemas poderão ser resolvidos até o último dia de entrega com uma declaração retificadora. Assim, o contribuinte poderá sair da malha fina. Nesse caso, multas e juros não serão aplicados. Quem perder o prazo está sujeito à multa mínima de R$ 165,74, limitada a 20% do imposto devido.
11,9 milhões
Total de contribuintes que preencheram o formulário até anteontem