Economia

Portugal revisa déficit público de 2010 de 8,6% para 9,1% do PIB

Agência France-Presse
postado em 23/04/2011 19:30
LISBOA - O déficit público de Portugal para 2010 foi revisado para cima, a 9,1% do PIB, contra os 8,6% divulgados em 31 de março passado, informou neste sábado o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

O INE comunicou ao gabinete europeu de estatísticas Eurostat a revisão do déficit "em razão da alta das necessidades de financiamento e da dívida da administração pública de 05% e 0,6% do PIB, respectivamente".

A dívida pública do país também foi revisada para cima, passando de 92,4% a 93% do PIB, algo em torno de 160,4 bilhões de euros.

Esta modificação ocorre quando Portugal recebe a visita de uma missão da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional encarregada de negociar os detalhes do plano de ajuda a Lisboa, avaliado inicialmente em 80 bilhões de euros.

União Europeia e FMI estão dispostos a ajudar Portugal, mas sob a condição de que Lisboa adote até meados de maio um "programa de ajuste" que deve incluir medidas de austeridade "ambiciosas" e uma política de "crescimento e competitividade".

Em 31 de março passado, o INE havia anunciado um déficit público de 8,6% do PIB em 2010, muito acima da meta de 7,3% acertada por Lisboa com as autoridades europeias.

Esta cifra incluía gastos de 3 bilhões de euros para a reforma de várias empresas públicas de transporte e para cobrir prejuízos do banco estatizado BNP.

No início de janeiro, o demissionário primeiro-ministro português, José Sócrates, anunciou que o déficit público para 2010 ficaria "claramente abaixo" do objetivo de 7,3% do PIB.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação