Especial para o Correio
postado em 26/04/2011 08:13
A apenas quatro dias para acabar o prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e ainda com dúvidas em mente, contribuintes que deixaram para a última semana congestionam o atendimento da Receita Federal para tirar dúvidas por telefone. Muitos se queixam de que os atendentes do número 146 dão informações desencontradas. Prejudicados pela própria demora, os retardatários resolveram recorrer a outros meios de esclarecimento, como o auxílio de contadores. Até as 19h de ontem, 9,8 milhões de pessoas ainda não haviam acertado as contas com o Leão. O Fisco espera receber 24 milhões de ajustes até sexta-feira, quando acaba o prazo. Quem se atrasar estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74.
O servidor público Silvio Roberto Sakata, 52 anos, ainda não declarou o IRPF. Ele sentiu na pele a dificuldade de ser atendido pelo 146. ;Minha mãe tem 80 anos e é aposentada. Como ela recebe só um salário mínimo, forneço auxílio-moradia, alimentação, além de pagar as despesas com medicação. Gasto uns R$ 2 mil por mês e gostaria de saber se, por conta disso, poderia colocá-la como minha dependente;, disse Sakata. ;A central de atendimento da Receita é muito congestionada. Somente este ano, tentei ligar cinco vezes e não fui atendido. Só dava sinal de ocupado.; Ele teve que contratar um contador para ter auxílio no preenchimento.
A psicóloga organizacional Marina Porto, 23 anos, fará pela segunda vez a declaração de Imposto de Renda da sua vida. ;No ano passado, foi fácil. Tive a ajuda de uma contadora do lugar onde trabalhava;, afirmou. Neste ano, porém, ela está com algumas dúvidas. Sem o auxílio que recebeu em 2010 e com a obrigação de declarar os rendimentos de algumas aplicações, encontrou dificuldades. ;Por isso, e por falta de tempo, ainda não enviei minha declaração para a Receita. Achei muito complicado. Vou precisar recorrer novamente a um contador.;
Perguntão
O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, reconheceu que o atendimento do Receitafone é limitado, mas não quis especular se o serviço vai melhorar no ano que vem. ;Os atendentes do 146 não são auditores. Eles apenas respondem com base no perguntão do site da Receita. Se a dúvida não foi esclarecida por telefone, o contribuinte pode recorrer ao plantão fiscal, ao sistema de perguntas e respostas no site do Fisco ou ao tutorial da própria declaração de ajuste anual;, lembrou.
;A Receita disponibiliza a entrega da declaração por 60 dias e alerta para não deixar a tarefa para a última hora. Não podemos fazer nada. Pôr o programa à disposição por mais tempo não adianta. Temos capacidade de receber 4 milhões de declarações por dia. Mas, se todos deixarem para o fim do prazo, fica complicado;, disse Joaquim Adir. A Receita não conseguiu entrar em contato com a central de atendimento, que fica em Belo Horizonte, para informar quantas pessoas trabalham no local. O sistema funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.
Até R$ 120
O contador Raimundo Miranda percebeu um crescimento da procura pelos seus serviços neste ano por causa das dificuldades dos contribuintes ao declarar o Imposto de Renda. ;Houve um aumento de umas 15 pessoas em busca de auxílio para declarar, se comparado com o ano passado. Quanto ao preço, é variado. Se a declaração for simplificada é um valor. Se for completa é outro;, disse. Segundo um outro contador, o modelo mais simples custa cerca de R$ 60. Já a completa não sai por menos que R$ 120.