Agência France-Presse
postado em 26/04/2011 16:16
Washington - Os governadores do Federal Reserve (Fed, banco central) americano iniciaram nesta terça-feira (26/4) uma reunião de dois dias, em Washington, sobre política monetária, ao final do que seu presidente, Ben Bernanke, concederá uma entrevista à imprensa.O comunicado final, anunciando as decisões, é esperado para as 12H15, hora local (13H15 de Brasília), desta quarta-feira.
Os analistas estimam que o FOMC, o Comitê de Política Monetária, manterá a orientação ultraflexível do Fed.
A entrevista de Ben Bernanke está prevista para as 15H15, hora de Brasília, na sede do Fed, em Washington. O comunicado posterior, a ser publicado na própria quarta-feira, às 13H30, promete poucas surpresas.
A taxa básica de juros do banco central americano está no teto (0,00 a 0,25%) desde dezembro de 2008, nível que seus diretores prometeram manter "por um longo tempo".
O programa de recompra de 600 bilhões de dólares em títulos da dívida do Tesouro, lançado em novembro, deverá chegar a seu termo em junho, conforme o desejo da maioria dos membros do Fed.
"Todos os ouvidos e olhares estarão dirigidos a Ben Bernanke", estimou John Lonski, da Moody;s Analytics, para quem "a primeira entrevista à imprensa", logo em seguida a uma reunião do comitê monetário, "será, sem dúvidas, um evento de importância".
A última aparição pública de Bernanke foi no dia 4 de abril, quando repetiu não estar preocupado com o foco de inflação nos Estados Unidos que, em sua opinião, será "passageiro".