Agência France-Presse
postado em 27/04/2011 17:27
Washington - O Fed considera que os Estados Unidos e a economia mundial têm interesse em um dólar forte, disse o presidente do BC americano, Ben Bernanke, nesta quarta-feira (27/4), num momento em que a moeda passa por uma desvalorização que se prolonga por alguns meses.Bernanke também admitiu que os preços mais elevados da gasolina estão causando dificuldades para os americanos, enquanto o Fed enfrenta acusações de estar ignorando os custos crescentes repassados aos consumidores.
"O aumento dos preços da gasolina está criando uma grande dificuldade financeira para muita gente", afirmou em uma coletiva de imprensa.
Pouco antes, o Fed anunciou que revisou em baixa a previsão de crescimento econômico dos Estados Unidos, em meio a uma alta crescente da inflação, embora enxergue uma melhora na situação do mercado de trabalho.
A previsão de crescimento econômico para o quarto trimestre de 2011 ficará entre 3,1% e 3,3%, menor que a projeção datada de janeiro, que considerava o crescimento do Produto Interno Bruto entre 3,4% e 3,9%.
O ritmo mais lento de crescimento ocorre em meio ao aumento dos preços que, segundo o Fed, elevarão a taxa de inflação para 2,1%-2,8% em 2011, claramente superior à estimativa anterior, de 1,3%-1,7%.
O Fed afirmou que as condições no mercado de trabalho, em dificuldade, estão melhorando e caminham em um ritmo mais rápido do que o previsto em janeiro. A taxa de desemprego está prevista para cair a 8,4%-8,7% no quarto trimestre, abaixo dos atuais 8,8%.
A previsão de janeiro era de entre 8,8% e 9,0%.