Economia

Especialista acredita que setor privado terá grande interesse em aeroportos

postado em 27/04/2011 18:40
São Paulo ; A concessão parcial de aeroportos brasileiros à iniciativa privada deve atrair o interesse de muitas empresas. Essa é a previsão de especialistas em infraestrutura aeroportuária, que veem na exploração comercial dos terminais de embarque e desembarque de passageiros uma oportunidade de lucros ainda mal aproveitada pelo Poder Público.

Segundo Arlindo Eira Filho, diretor da consultoria McKinsey, que fez um estudo sobre a necessidade de investimentos em aeroportos nacionais, entre 20% e 25% das receitas geradas nos terminais brasileiros vêm do aluguel de lojas e quiosques. No exterior, esse tipo de atividade é responsável por 50% do faturamento das administradoras de aeroportos.

Para ele, portanto, existe um mercado ainda pouco explorado no Brasil e que as empresas privadas podem desenvolver. ;Você tem, no aeroporto, um monopólio comercial que você não tem em um shopping center. Você não vê um passageiro saindo do aeroporto para ir consumir em outro lugar;, disse ele, mostrando uma das vantagens em se investir nos terminais, ao participar hoje (27/4) de um seminário sobre aeroportos, em São Paulo.

Além dele, o engenheiro e professor da Universidade de São Paulo (USP), Jorge Eduardo Leal de Medeiros, foi um dos debatedores no evento e também destacou o interesse privado nos terminais. ;As empreiteiras vão pular em cima disso como uma pessoa morrendo de sede no deserto;, brincou.

Medeiros ratificou que a exploração comercial dos terminais pode gerar receitas consideráveis ao administrador do aeroporto. Para ele, porém, a história já mostrou que a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), atual responsável pelos terminais, não é capaz de aplicar essa receita nas obras necessárias para modernização dos aeroportos nacionais.

;A experiência passada mostrou uma incapacidade da Infraero de ampliar a capacidade do aeroportos;, afirmou. ;Então, nós temos que colocar capital privado.; O engenheiro afirmou ainda que, com a entrada da iniciativa privada, há condições de se deixar os aeroportos prontos para a Copa do Mundo de 2014. ;Você faz um terminal em um ano;, disse.

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