Agência France-Presse
postado em 10/05/2011 13:35
Estrasburgo - O comissário europeu de Assuntos Econômicos, Olli Rehn, afirmou nesta terça-feira (10/5) que aguarda para os próximos dias um acordo para reduzir os juros dos empréstimos concedidos a Irlanda. O auxílio foi dado ao país no final do ano passado como parte de um plano de resgate financeiro."A Comissão propôs uma redução na taxa de juros para ajudar a Irlanda a suportar os encargos de sua dívida, da mesma forma como Grécia e Portugal", disse o comissário durante uma coletiva com a imprensa no Parlamento Europeu em Estrasburgo, no leste da França.
"Espero que este acordo seja fechado em breve entre os governos que fornecem estes empréstimos e Dublin", completou.
Há meses, a Irlanda pedia uma redução na taxa de juros média (5,8%) aplicada ao pacote de ajuda solicitado em novembro à União Europeia (UE) e ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para financiar sua dívida de forma "administrável".
A decisão final está a cargo dos governos europeus. O assunto pode ser colocado em pauta em uma reunião de ministros de Finanças da Zona do Euro e de toda a UE que acontecerá na próxima semana em Bruxelas.
Os ministros em conjunto poderão aceitar baixar em um ponto os juros da ajuda concedida, que chega a 67,5 bilhões de euros.
A Grécia, que também solicitou ajuda exterior no ano passado, conseguiu a diminuição da taxa de juros em uma cúpula de chefes de Estado e de Governo da UE realizada em março.
A Irlanda até o momento não conseguiu o mesmo e foi acusada por outros países europeus de não se esforçar suficientemente em troca da ajuda recebida.
França e Alemanha se queixam especificamente de não aumentar o imposto sobre o rendimento das empresas de 12,5%, um dos mais baixos de toda a UE.