Economia

Ajuda adicional à Grécia será decidida nas próximas semanas

Agência France-Presse
postado em 10/05/2011 14:29
Estrasburgo - A decisão sobre as etapas seguintes do programa de ajuda a Grécia será tomada "nas próximas semanas", a partir das conclusões de uma missão de especialistas atualmente em visita ao país mediterrâneo, afirmou nesta terça-feira (10/5) a Comissão Europeia.

Uma equipe de especialistas da entidade, do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) examinam deste esta terça-feira se a Grécia está cumprindo satisfatoriamente seu plano de redução do déficit público, imposto em troca de um plano de ajuda de 110 bilhões de euros concedidos no ano passado.

A visita acontece antes do início do pagamento da quinta parcela do empréstimo, a ser realizado em junho.

"Com base no relatório da missão, nas próximas semanas poderemos tomar uma decisão bem formada sobre as etapas seguintes do programa grego", afirmou o comissário de Assuntos Econômicos, Olli Rehn, em uma coletiva à imprensa no Parlamento Europeu em Estrasburgo, no leste da França.

O comissário considerou que está "muito cedo" para se ter certeza das necessidades de refinanciamento da Grécia em 2012. "O papel da nossa missão é justamente avaliar as necessidades do país para o próximo ano", salientou.

O atual programa de ajuda, com duração de três anos, previa que a Grécia negociasse a sua dívida a longo prazo nos mercados em 2010. Mas o aumento das taxas de obrigações acima dos 15%, um recorde em toda Zona do Euro, aliado a um aumento contínuo do débito público, preveem que Atenas seguirá dependendo da ajuda externa para financiar sua dívida.

Diante desta situação, a possibilidade de uma nova ajuda, a ser adicionada ao empréstimo de 110 bilhões de euros concedidos pela União Europeia e pelo FMI, ganhou força nos últimos dias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação