Agência France-Presse
postado em 12/05/2011 14:36
Nuuk - A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, advogou nesta quinta-feira (12/5) por um desenvolvimento econômico do Ártico "inteligente e sustentável, que preserve o meio-ambiente e o ecossistema", durante uma reunião na Groenlândia dos oito países ribeirinhos."Os problemas desta região não são apenas ambientais. Há outras coisas em jogo. O derretimento do gelo, por exemplo, evocará mais transporte marítimo, mais pesca, mais turismo, e a possibilidade de desenvolver reservas de petróleo e de gás novamente acessíveis", destacou Hillary.
"Queremos aproveitar estas oportunidades de uma forma inteligente e sustentável, que preserve o meio-ambiente e o ecossistema árticos", disse.
Os chefes da diplomacia dos oito países ribeirinhos do oceano Ártico se reuniram nesta quinta-feira na Groenlândia para tentar acordar normas para a exploração petroleira, mineradora, pesqueira e turística de uma região na qual o aquecimento climático abre novas oportunidades econômicas, para além dos perigos ambientais.
Hillary, junto com o ministro russo Serguei Lavrov e os demais chanceleres do Conselho Ártico (Estados Unidos, Canadá, Rússia, Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Islândia) realiza desde as 16H00 GMT (13H00 de Brasilia) uma sessão de trabalho.