Economia

Wall Street termina sexta sessão consecutiva em baixa

postado em 08/06/2011 19:05
NOVA IORQUE - A Bolsa de Nova York encerrou a quarta-feira (8/6) em queda pela sexta sessão consecutiva, com os investidores cautelosos diante das informações divulgadas pelo Livro Bege - relatório do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) - sobre a economia americana. O Dow Jones recuou 0,18% e o termômetro da tecnologia, Nasdaq, sofreu queda de 0,97%.

Segundo cifras definitivas, o Dow Jones Industrial Average perdeu 21,87 pontos, cotado a 12.048,94 pontos e o Nasdaq recuou 26,18 pontos, a 2.675,38.

Já o índice ampliado Standard & Poor;s 500 caiu 0,42% (5,38 pontos), a 1.279,56. "É a continuação daquilo que vimos desde o iníco do mês, com indicadores negativos que pesam sobre o mercado", explicou Michael James, de Wedbush Morgan Securities.

O mercado, que se mostrava oscilante pela manhã, entrou definitivamente no vermelho logo após a publicação do Livro Bege, que é o informe conjuntural do banco central.

Segundo o Fed, a "atividade econômica continua crescendo de maneira geral, mas um pequeno número de regiões ainda sofrerá certa desaceleração". "O comportamento do mercado reflete as incertezas dos investidores: desde a semana passada se observam movimentos de venda contínuos", disse James.

"O mercado mostra sinais de inquietação pelas perspectivas da economia mundial e pelos resultados das empresas, que estão mais sombríos por conta das limitações orçamentárias e monetárias em várias regiões do mundo, como no Japão, Europa e Estados Unidos", disse Hugh Johnson, da Hugh Johnson Advisors.

"Contudo, devemos lembrar que o presidente do Fed, Ben Bernanke, e certo número de economistas estimam que a desaceleração é temporal e será seguida de um crescimento mais forte no segundo semestre deste ano", disse um analista.

No mercado obrigatório, que evolui em sentido oposto aos seus preços, o rendimento do bônus do Tesouro com vencimento para 10 anos caiu para 2,962%, contra 3,002% na véspera. Já os títulos com vencimento para 30 anos passaram de 4,265% na terça-feira para 4,209% nesta quarta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação