Economia

Brasil pagará US$ 346,6 mi por ano ao Paraguai por energia

Agência France-Presse
postado em 08/06/2011 20:45
ASSUNÇÃO - O Brasil pagará 346,6 milhões de dólares por ano ao Paraguai por 95% da energia não utilizada pelo país produzida na Hidrelétrica Binacional de Itaipu, anunciou nesta quarta-feira o presidente do Paraguai, Fernando Lugo.

"Isto é para nos alegrar e para confirmar o que prometemos sobre a soberania energética e sobre a obtenção de mais dinheiro por nossa energia, algo que até os mais pessimistas não podem ignorar", disse Lugo em discurso feito durante uma visita à Itaipu, sobre o rio Paraná.

Lugo destacou que o pagamento anual que receberá o Paraguai nos próximos 13 anos será 286% maior do que o país recebia. "Além disso, faremos um uso maior de nossa energia".

O presidente paraguaio anunciou também que o dinheiro adicional, obtido ao longo de várias negociações, se destinará ao desenvolvimento econômico, à saúde e à educação no país. Antes da renegociação com o Brasil, o Paraguai recebia pela venda da energia de Itaipu 120 milhões de dólares anuais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação