Economia

Sétima geração do Passat chega ao Brasil para competir com concorrentes

postado em 09/06/2011 08:40
Campos do Jordão (SP) ; As previsões para o futuro são de que os carros vão dirigir sozinhos, enquanto o motorista se diverte com o conjunto de entretenimento integrado ao painel. Surreal? Pode até parecer, mas alguns veículos já adiantam o que esperar para as próximas gerações. O novo Passat é um deles. Além de apresentar um sistema que detecta sinais de cansaço no motorista, o veículo ainda pode vir equipado com a função de frenagem de emergência, monitoramento do tráfego, controle de velocidade e distância, podendo estacionar praticamente sozinho e não precisa da chave para ligar o carro (veja quadro).

No entanto, o Passat não é só futurista nesse aspecto. O carro, disponível nas carrocerias sedã e station wagon, entra na sétima geração equipado com motor 2.0 TSI e potência de 211cv (11cv a mais que o anterior), além de um câmbio de seis marchas com dupla embreagem, reduzindo em quase 20% o consumo de combustível e as emissões, característica sustentável apreciada agora e ainda mais valorizada no futuro. O sedã é capaz de fazer 10,5km/l na cidade, 16,4km/l na estrada, e 12,5km/l em circuito misto, de acordo com a montadora. Para a Variant, a Volks divulgou apenas que o consumo também é de 12,5km/l para terrenos mistos.

O design também apresenta qualidades de vanguarda. O novo Passat segue o padrão do DNA da Volkswagen e tem a dianteira destacada por uma grade com quatro barras transversais reforçada pelos novos faróis duplos, com iluminação bi-xenônio e leds opcionais. Ainda na frente há uma outra entrada de ar mais baixa, com detalhes cromados, e que se encontra com os faróis de neblina. O capô em V, presente também no Jetta, completa o visual. As linhas mais retas e a superfície plana da lateral passam uma impressão de força ; também está presente na versão Variant.

Por dentro, o Passat recebeu materiais novos e elegantes, com detalhes de acabamento em alumínio escovado. O toque futurista do interior do veículo fica por conta do console central redesenhado, que engloba um sistema de entretenimento, com tela touchscreen e navegador integrado (opcional). O painel do câmbio também sofreu alterações e conta com uma posição mais esportiva. No banco de trás, o bom espaço, tanto para as pernas quanto para a cabeça, oferece conforto de sobra aos ocupantes (o entre-eixos é de 2,71m).

Além do tamanho e da capacidade do porta-malas ; 485 litros para o sedã e 513l para a Variant ;, há poucas diferenças entre os irmãos nos quesitos design e conforto interno. O que chama a atenção na perua é o teto solar panorâmico, 300% maior em relação ao Passat. E o vidro pode ser totalmente aberto ou inclinado para a entrada de ar. Faltou apenas um capricho maior na cortina de proteção, que, por ser na cor branca, permite que o calor passe com facilidade para dentro do carro.

A segurança é outro ponto alto desta sétima geração do Passat. De série, dois airbags frontais de duplo estágio, dois laterais (na dianteira e na traseira), apoios de cabeça com ajuste longitudinal nos bancos da frente e pedais à prova de choques, entre outros itens que garantem proteção aos ocupantes.

O jornalista viajou a convite da Volkswagen


Rivalidade
Na disputa do mercado dos sedãs grandes, o Passat tem a seu favor a tecnologia e a economia de combustível. O rival Hyundai Sonata ganha nos quesitos motorização (2.4l, 16v) e no design inovador. Já o Ford Fusion supera as duas marcas no propulsor (com opções de 2.5l 16v ou 3.0l V6). O preço é competitivo entre todos os concorrentes diretos, segundo a VW. O Sonata sai por R$ 106.900 e o Fusion, R$ 99.960 (motor 3.0l V6). Além desses, entram na disputa Citr;en C5, Kia Kadenza, Honda Accord e Toyota Camry, entre outros.


Quanto custa
Passat 2.0 TSI a partir de R$ 106.700
Passat Variant 2.0 TSI a partir de R$ 113.130

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