Economia

Mantega diz que país ainda avalia quem apoiará para o comando do FMI

postado em 13/06/2011 11:22
Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou nesta segunda-feira (13/6) que o Brasil tenha definido uma posição sobre a disputa ao cargo de diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI). Reportagens veiculadas na imprensa no fim de semana informaram que o país vai apoiar a ministra de Finanças da França, Christine Lagarde.

[SAIBAMAIS]"Estamos avaliando os candidatos e, no momento certo, vamos decidir. Até agora não há nenhuma decisão. Estou discutindo ainda com os outros ministros para a gente ter uma decisão mais em conjunto;, disse Mantega, ao chegar ao Ministério da Fazenda hoje de manhã.

Além de Christine Lagarde, estão na disputa o diretor do Banco de Israel, Stanley Fischer, e o presidente do Banco Central do México, Agustín Carsten.

A mudança na direção do fundo só deveria ocorrer no final de 2012, mas o então diretor-gerente da instituição, Dominique Strauss-Kahn, renunciou após ser acusado de agressão sexual a uma camareira de hotel nos Estados Unidos. O nome do sucessor de Strauss-Kahn deverá ser anunciado no próximo dia 30.

Mantega tem defendido que a escolha do próximo diretor-gerente do FMI seja baseada no mérito, não na nacionalidade. Ele também pede a continuidade das reformas no organismo internacional para dar mais poder aos países emergentes como o Brasil.

O ministro tem criticado o fato dos países emergentes, principalmente os latino-americanos, serem pouco representados na direção do fundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação